



A Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Civil e com apoio da Brigada Militar, deflagrou nesta sexta-feira (24/10) a Operação Área 51, que investiga uma organização criminosa sediada em Passo Fundo/RS, envolvida no tráfico internacional de drogas e na lavagem de dinheiro.
A ação contou com 69 medidas judiciais expedidas pela Justiça Federal — incluindo 23 mandados de busca e apreensão, sete prisões preventivas, nove prisões temporárias e bloqueio de contas bancárias de 30 pessoas físicas e jurídicas — e 18 mandados de busca e apreensão da Justiça Estadual. As operações ocorreram em Passo Fundo/RS, Lajeado/RS, Balneário Gaivotas/SC e Cascavel/PR.
Além das prisões, a Justiça Federal determinou a interdição de três empreendimentos construídos em área federal, usados pelo grupo criminoso para lavagem de dinheiro, permitindo a retomada dos imóveis pela União.
O inquérito teve início após a apreensão de 100 kg de drogas em Nonoai/RS, em 2023, e uma segunda carga de 83 kg de cocaína em Passo Fundo/RS, ambas destinadas ao mesmo grupo criminoso. A investigação revelou que o esquema era comandado por um homem detido no Presídio Regional de Passo Fundo, que adquiria drogas na fronteira e distribuía na região.
Os envolvidos são investigados pelos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico e lavagem de dinheiro. A operação visa desarticular completamente a organização criminosa e interromper o fluxo financeiro ilícito gerado pelo tráfico.












