Um novo golpe digital está circulando pelo WhatsApp e já fez vítimas na região nesta quinta-feira (23). Criminosos estão utilizando contas hackeadas de empresas locais para enviar arquivos em formato .zip, que, ao serem abertos, permitem acesso remoto ao celular da vítima. Com isso, os golpistas conseguem clonar a conta do WhatsApp e até banir o perfil do aplicativo.
O golpe tem chamado atenção das autoridades por usar nomes de empresas conhecidas para passar credibilidade e enganar usuários. As mensagens geralmente contêm um anexo e frases que induzem o clique imediato, como “comprovante”, “documento solicitado” ou “orçamento atualizado”.
De acordo com especialistas em segurança digital, ao clicar no arquivo, o usuário instala um programa malicioso que permite o controle total do aparelho. A partir daí, os criminosos conseguem enviar novas mensagens, aplicar golpes financeiros e espalhar o vírus para outros contatos.
As autoridades alertam que nenhum arquivo .zip deve ser aberto pelo WhatsApp, mesmo que venha de um contato de confiança ou de uma empresa conhecida.
Para quem já clicou no link, é essencial agir rapidamente. As principais medidas de segurança são:
- Desconectar o aparelho da internet imediatamente;
- Encerrar todas as sessões do WhatsApp Web;
- Reinstalar o aplicativo;
- Ativar a verificação em duas etapas nas configurações de segurança.
As investigações sobre os casos registrados na região já foram iniciadas, e a orientação é que as vítimas registrem boletim de ocorrência e alertem seus contatos para evitar a propagação do golpe.
Além disso, a Prefeitura de Chapecó também emitiu um alerta sobre o mesmo tipo de golpe.**
ALERTA DE VÍRUS: A Prefeitura informou que está circulando uma mensagem pelo WhatsApp com o título de “orçamento”, algumas contendo o brasão da Prefeitura na imagem. A orientação é para que as pessoas ignorem a mensagem, pois se trata de um vírus que está sendo disseminado pela rede.