Gisele Beatriz Dias, mãe das gêmeas Manuela e Antônia Pereira, de 6 anos, tornou-se ré na Justiça após o Ministério Público (MP) apresentar denúncia contra ela por duplo feminicídio qualificado, denunciação caluniosa e por submeter as crianças a vexame e constrangimento. As meninas faleceram em outubro de 2024, em Igrejinha (RS), com um intervalo de oito dias entre as mortes.
Suspeitas de envenenamento
As autoridades suspeitam que as crianças tenham sido envenenadas ou asfixiadas. No entanto, os laudos toxicológicos e laboratoriais que confirmariam as causas das mortes ainda não foram concluídos pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP). Durante as investigações, foi revelado que Gisele havia pesquisado na internet sobre a letalidade de veneno de rato em humanos meses antes dos incidentes. A defesa argumenta que não há provas de que essas pesquisas estejam relacionadas às mortes das meninas ou que tenham sido realizadas por Gisele.
Motivação e histórico familiar
O MP aponta que o “ciúme excessivo” de Gisele em relação ao pai das crianças seria a motivação dos crimes, visando causar-lhe sofrimento com a perda das filhas. Além disso, Gisele havia acusado falsamente seu ex-companheiro de abuso sexual contra as meninas, o que resultou em procedimentos vexatórios para as crianças. Testemunhas relataram que Gisele demonstrava afeto apenas pelo filho mais velho, falecido em 2022, e apresentava indiferença em relação às gêmeas.
Defesa e situação atual
A defesa de Gisele recebeu a denúncia com surpresa e criticou a falta de acesso integral aos autos do processo, destacando a ausência de provas científicas que confirmem a hipótese de envenenamento ou intoxicação. Gisele está presa preventivamente desde outubro de 2024 na Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba. Ela relatou ter sofrido agressões físicas e verbais por parte de policiais penais durante sua detenção, incluindo a quebra de um dente. A Corregedoria-Geral do Sistema Penitenciário informou que há uma investigação em andamento sobre a denúncia, mas não pode fornecer detalhes enquanto o procedimento estiver em curso.