quinta-feira, julho 10, 2025
InícioSEGURANÇA PÚBLICAJustiça autoriza soltura de 89 presos por superlotação em presídio de SC

Justiça autoriza soltura de 89 presos por superlotação em presídio de SC

Ala do regime semiaberto da Penitenciária Industrial de Joinville abriga quase 90 detentos além da capacidade; medida segue entendimento do STF


A Vara de Execuções Penais da Comarca de Joinville, no Norte de Santa Catarina, autorizou a liberação de 89 presos nos próximos dias. A decisão, assinada pelo juiz Guilherme Augusto Portela de Gouvea, atende à Súmula Vinculante 56 do Supremo Tribunal Federal (STF), que impede manter apenados em regime mais rígido por falta de vagas no sistema prisional.

A medida ocorre diante da superlotação na ala do regime semiaberto da Penitenciária Industrial de Joinville. O setor tem capacidade para 180 detentos, mas atualmente abriga 269 — um excedente de 89 pessoas.

Para enfrentar o problema, o magistrado determinou três medidas, sendo a principal a progressão antecipada de 22 presos para o regime aberto, todos com bom comportamento e previsão de atenderem aos requisitos nos próximos nove meses. Os beneficiados não precisarão usar tornozeleira eletrônica, mas deverão cumprir uma série de exigências:

- Continua após o anúncio -
  • Recolhimento noturno;
  • Comparecimento mensal à Justiça;
  • Comprovação de atividade laboral.

A decisão visa adequar a execução penal às normas constitucionais e internacionais, diante da insuficiência do Estado em garantir estrutura mínima para o cumprimento da pena no regime correto.

Novas liberações podem ocorrer conforme a evolução do quadro carcerário na unidade.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se