sábado, março 7, 2026
InícioSEGURANÇA PÚBLICAIncêndio de grandes proporções destrói parte de madeireira no Oeste de Santa...

Incêndio de grandes proporções destrói parte de madeireira no Oeste de Santa Catarina

Grande quantidade de madeira alimentou as chamas e dificultou o combate ao fogo durante a noite

Foto: Corpo de Bombeiros

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma madeireira no bairro Industrial, em Descanso, no Oeste de Santa Catarina, na noite de sexta-feira (6). O fogo consumiu totalmente uma das estruturas da empresa, mobilizando equipes do Corpo de Bombeiros Militar por mais de três horas para controlar as chamas e evitar que o incêndio se espalhasse para outros prédios.

De acordo com o 12º Batalhão de Bombeiros Militar, a ocorrência foi registrada por volta das 20h18. A guarnição de São Miguel do Oeste foi acionada pelo COBOM enquanto atendia um acidente de trânsito na BR-282, na Linha Aparecida. Após sinalizar o local do acidente, os bombeiros se deslocaram para o incêndio e solicitaram apoio da equipe de Iporã do Oeste.

Quando chegaram ao local, os bombeiros confirmaram que o fogo atingia uma madeireira com área aproximada de 5.500 metros quadrados, dividida em dois blocos. A estrutura menor, de cerca de 500 metros quadrados, já estava completamente tomada pelas chamas.

- Continua após o anúncio -

Policiais militares que estavam no local auxiliavam os proprietários no combate inicial ao fogo utilizando o sistema hidráulico preventivo da empresa. Os bombeiros montaram uma adutora e duas linhas de ataque para conter as chamas e impedir que o incêndio atingisse o bloco principal da madeireira, com cerca de 5.000 metros quadrados, além de evitar a propagação para áreas de vegetação próximas.

Durante o combate foram utilizados aproximadamente 23 mil litros de água das viaturas e outros 15 mil litros provenientes da reserva técnica da empresa. Apesar do intenso trabalho das equipes, o fogo continuava ativo em alguns pontos devido à grande quantidade de madeira acumulada no local, principalmente cavacos de pinus, que serviram como combustível para as chamas.

As equipes não puderam entrar na edificação atingida porque a estrutura estava comprometida, oferecendo risco de colapso. Mesmo assim, os bombeiros conseguiram extinguir os focos mais críticos e evitar que o incêndio atingisse outras estruturas da madeireira.

Após a operação, os proprietários foram orientados a utilizar uma retroescavadeira para derrubar paredes e pilares que permaneceram de pé e remover a madeira acumulada, permitindo um rescaldo mais eficaz. A prefeitura informou que enviaria uma máquina e um caminhão-pipa nas primeiras horas da manhã seguinte para auxiliar na eliminação dos focos restantes.

Os responsáveis permaneceram no local monitorando a situação e foram orientados a acionar novamente o Corpo de Bombeiros caso o fogo voltasse a se intensificar.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se