
Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de vegetação no perímetro urbano de Xanxerê, no Oeste catarinense, na noite desta terça-feira (22). A ocorrência foi registrada por volta das 22h, na Rua Amazonas, no bairro Frederico Ferronato.
Ao chegarem ao local, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar se depararam com uma área de aproximadamente 12 mil metros quadrados já tomada pelas chamas. Com o uso das viaturas ABTR-187 e AR-216, os bombeiros atuaram por cerca de duas horas para conter o fogo, empregando técnicas de combate direto e contra-fogo.
Graças à ação rápida das guarnições, foi possível proteger uma área de 5 mil metros quadrados e evitar que o incêndio atingisse edificações comerciais e industriais localizadas nas proximidades.
O fogo gerou grande emissão de fumaça e fuligem, afetando a qualidade do ar na região. A Polícia Militar também esteve presente para prestar apoio à operação.
As causas do incêndio ainda são desconhecidas. O Corpo de Bombeiros alertou que este período do ano é propenso a queimadas e reforçou que o uso do fogo sem autorização é crime ambiental, sujeito a sanções legais. A corporação orienta a população a evitar qualquer prática de queimada e a denunciar focos de incêndio pelo telefone de emergência 193.


