
Um incêndio em um galpão mobilizou o 12º Batalhão de Bombeiros Militar na manhã desta segunda-feira (02), no Centro de Bandeirante, no Oeste de Santa Catarina. A ocorrência foi registrada por volta das 5h30, na Rua Adroaldo Amorim, e atingiu também um micro-ônibus que estava estacionado na parte superior de um barranco ao lado da edificação.
De acordo com o 12º Batalhão de Bombeiros Militar, as guarnições das viaturas ABTR-210, ASU-572 e AT-37, de São Miguel do Oeste, foram acionadas via COBOM para atender a ocorrência de incêndio em edificação do tipo galpão. Ao chegarem ao local, os bombeiros encontraram a estrutura, de aproximadamente 40 metros quadrados, em fase de desenvolvimento completo do incêndio.
No interior do galpão havia equipamentos motomecanizados e lenha estocada, o que aumentou a carga de fogo. A construção ficava aos pés de um barranco reforçado por uma parede de pneus, que acabou conduzindo as chamas até a parte superior, onde dois micro-ônibus estavam estacionados. Um dos veículos foi retirado a tempo e não sofreu danos. Já o segundo, que apresentava problemas mecânicos, não pôde ser removido e foi alcançado pelo fogo, também em fase de desenvolvimento completo quando as equipes chegaram.
As guarnições realizaram o dimensionamento da cena, avaliação dos riscos e montagem das linhas de combate, iniciando o combate direto às chamas para contenção, controle e extinção do incêndio. Os bombeiros também atuaram na proteção de uma residência unifamiliar localizada ao lado do galpão, evitando que o fogo se alastrasse.
Após o controle total do incêndio, foram realizadas operações de rescaldo para eliminar focos remanescentes e prevenir reignição. Aproximadamente 10 mil litros de água foram utilizados durante toda a operação. Ao final, os proprietários do galpão e do micro-ônibus receberam orientações das equipes.













