sábado, janeiro 17, 2026
InícioSEGURANÇA PÚBLICAIdosa desaparecida é localizada em área rural após operação conjunta de resgate

Idosa desaparecida é localizada em área rural após operação conjunta de resgate

Vítima foi encontrada na manhã desta sexta-feira em área de lavoura, após buscas durante toda a madrugada

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Uma idosa que estava desaparecida desde a tarde de quinta-feira (15) foi localizada com vida na manhã desta sexta-feira (16), em uma área rural do município de Jaborá, no Meio-Oeste catarinense. A ocorrência mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, com apoio do Grupo de Operações Resgate e Salvamento com Cães (GORSC), da Polícia Militar e de familiares.

As buscas tiveram início após o acionamento das equipes, que realizaram levantamento de informações junto a familiares e moradores da comunidade da Linha São Luiz. Com base nos dados coletados, foi elaborado o planejamento técnico da operação para ampliar a área de varredura.

Durante toda a madrugada, oito rastreadores do GORSC atuaram intensamente no rastreamento da área, principalmente nas proximidades da propriedade da vítima. O grupo foi acionado pela Polícia Militar e trabalhou em conjunto com os bombeiros, utilizando técnicas especializadas de busca e salvamento.

- Continua após o anúncio -
Foto: Divulgação | Gorsc

Paralelamente, os bombeiros realizaram buscas aéreas com o uso de drone equipado com câmera térmica e infravermelha. Pontos identificados pelo sensor térmico foram verificados por equipes em solo, que realizaram buscas terrestres em locais de difícil acesso, porém sem sucesso inicial.

Com o reinício das atividades ao amanhecer desta sexta-feira, houve reforço das equipes e novo planejamento das buscas. A idosa foi localizada com o apoio direto de familiares, que indicaram o ponto onde ela se encontrava, em meio a uma lavoura, após atravessar um pequeno curso d’água.

Imagem: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Após a localização, as equipes acessaram o local e prestaram os primeiros atendimentos conforme os protocolos de Atendimento Pré-Hospitalar. Em seguida, a vítima foi retirada com segurança por uma área de terreno acidentado e conduzida até um ponto seguro, onde o atendimento foi assumido pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina destacou a importância da rápida comunicação em casos de desaparecimento e ressaltou o papel fundamental da integração entre forças de segurança, equipes especializadas como o GORSC e a colaboração da comunidade local para o sucesso da ocorrência.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se