OUÇA AO VIVO

InícioSEGURANÇA PÚBLICAHomicídio de adolescente encontrado enterrado em área de mata é elucidado pela...

Homicídio de adolescente encontrado enterrado em área de mata é elucidado pela Polícia Civil

O crime foi cometido por sete pessoas, saiba detalhes do caso:


O homicídio do adolescente, de 15 Anos, Jacson Pietro de Lima dos Santos foi elucidado pela Polícia Civil nesta segunda-feira (27). Conforme informações da Polícia Civil, o corpo do jovem foi encontrado enterrado em uma área de mata, no bairro Santa Terezinha, na cidade de Xaxim, no Oeste de Santa Catarina, no dia 03 de janeiro de 2024. Segundo o delegado Vagner Papini, a morte aconteceu em decorrência de fraturas expostas e de ferimentos produzidos por projéteis de cartucho de munição de arma de fogo.

“Tratou-se de investigação extremamente complexa, envolvendo diversos indivíduos faccionados, aliado ao fato de o crime ter sido praticado e consumado durante a madrugada, em local ermo, com a ausência de testemunhas oculares e de quaisquer câmeras de vigilância que tivessem captado algum vestígio relacionado à ação delitiva. Ainda assim, depois de todo o esforço despendido pelos policiais da Comarca de Xaxim, descobriu-se que o crime foi praticado por sete indivíduos, em represália a uma dívida de drogas contraída pela vítima, no montante de R$ 1.900,00”, detalhou o delegado Vagner Papini.

Conforme a Polícia Civil, na data do crime, mediante planejamento prévio, os suspeitos aguardavam, clandestinamente, a vítima no local do crime, a qual não tinha conhecimento de que, ao lá se fazer presente, a pedido de uma “amiga”, seria inicialmente torturada e, por fim, morta.

- Continua após o anúncio -

No curso das investigações, mais precisamente nos dias 19 e 29 de janeiro deste ano, foram realizadas, respectivamente, a 1ª e a 2ª fase da “Operação Califórnia”, onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão em desfavor dos suspeitos. A ação contou com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), do Serviço Aeropolicial de Fronteira (SAER), da Divisão de Investigação Criminal de Fronteira de Xanxerê (DIC) e de policiais civis das Comarcas de Abelardo Luz, Ponte Serrada e Xanxerê.

Ao final do Inquérito Policial, restaram indiciados seis indivíduos pelos crimes de homicídio consumado (qualificado pelo motivo torpe, pela emboscada e pelo recurso que certamente tornou impossível a defesa da vítima), ocultação de cadáver, corrupção de menores e porte ilegal de arma de fogo.

Dos indiciados, cinco deles foram devidamente capturados e presos ao longo dos últimos meses; o sexto indiciado continua foragido. 

“Em desfavor da “amiga” que teria induzido a vítima em erro, ao clandestinamente levá-la ao local do crime, por ser adolescente, em seu desfavor foi instaurado o competente Auto de Apuração de Ato Infracional, ao passo que responde os fatos em liberdade”, informou o delegado.

Os procedimentos policiais, que documentam todas as diligências realizadas pela Polícia Civil, foram devidamente concluídos e encaminhados ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, para as demais providências cabíveis no âmbito da persecução penal.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se