
Um homem de 66 anos morreu na manhã desta terça-feira (29) após ser atingido por uma árvore em uma área de reflorestamento de eucalipto na localidade de Samambaia, em Imbuia, no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina. O acidente ocorreu por volta das 11h20, nas proximidades do parque de exposições do município, às margens da rodovia SC-281.
Segundo o relatório do 15° Batalhão de Bombeiros Militar, a equipe foi acionada para atender a uma ocorrência envolvendo um homem prensado por árvores. Ao chegar ao local, os socorristas encontraram a vítima já sem sinais vitais, presa entre galhos e troncos.
A Polícia Militar isolou a área até a chegada do Instituto Médico Legal (IML) de Rio do Sul, que realizou a remoção do corpo e os procedimentos legais cabíveis.
As circunstâncias do acidente não foram detalhadas, e ainda não há informações oficiais se a vítima realizava trabalho no local ou se o caso será tratado como acidente laboral.
Ventos fortes provocam quedas de árvores e mobilizam bombeiros em diversas regiões do estado
Entre os dias 28 e 29 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atendeu ocorrências relacionadas à queda e corte de árvores em várias regiões do Estado. As ocorrências foram provocadas por um vendaval causado pela atuação de um ciclone próximo à costa catarinense, conforme alerta da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. As rajadas de vento chegaram a superar os 80km/h, especialmente entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.

Conhecimento técnico com segurança
As ações do CBMSC foram voltadas, principalmente, para a retirada de árvores que representavam risco iminente à vida ou às estruturas. Todas as intervenções foram realizadas com avaliação técnica no local por bombeiros capacitados para esse tipo de atendimento. O corte de árvores é uma das especialidades do CBMSC, que ocorre exclusivamente quando há risco comprovado à população ou ao patrimônio.
O corte de árvores exige alto nível técnico e é considerado como uma atividade de alto risco. Na manhã desta terça-feira, por exemplo, o CBMSC foi acionado para atender uma ocorrência com vítima, infelizmente em óbito, atingida por um eucalipto durante o corte de árvores. O homem de 66 anos realizava o corte em uma área de reflorestamento em Imbuia, quando ficou prensado entre duas árvores. Casos como esse reforçam a importância de que esse tipo de atividade só seja realizado por profissionais habilitados, especialmente em condições meteorológicas adversas.
Orientações à população
Durante episódios de vendaval, o CBMSC orienta a população a evitar atividades de risco, como cortar árvores, realizar manutenção em telhados ou praticar atividades ao ar livre e aquáticas. É essencial buscar abrigo em local seguro e aguardar o fim da instabilidade. Também é fundamental que o corte de árvores, especialmente em áreas urbanas ou sob risco, seja realizado apenas por profissionais habilitados, com uso de equipamentos adequados e obedecendo todas as normas de segurança.