
Um homem de 30 anos morreu afogado na tarde deste domingo (16) após mergulhar em área de risco da cachoeira Garganta do Diabo, no Parque das Nascentes, em Blumenau.
O que era para ser uma tarde de diversão para se refrescar no calor do verão, se transformou em tragédia.
O Corpo de Bombeiros militar foi acionado para a ocorrência e no local a esposa da vítima relatou que ele teria mergulhado na base da cachoeira, submergiu, mas não havia retornado à superfície.
Os bombeiros iniciaram busca superficial pelo homem, enquanto se aguardava a equipe de mergulho para busca especializada. O corpo da vítima foi localizado em poucos minutos durante a busca subaquática, já sem sinais vitais
A Polícia Científica foi chamada para investigar as circunstâncias do ocorrido, e o Arcanjo-03, juntamente com a Polícia Militar, também prestaram apoio na operação de resgate.
O rio Itajaí-Açu é muito visitado, conhecido pela sua beleza. Mas as águas com corredeiras e as pedras combinadas, tornam toda a sua extensão perigosa. Há poços profundos e a dificuldade de acesso no local por conta das pedras torna o resgate ainda mais desafiador. Pode parecer tranquilo em alguns pontos, mas por vezes engana àqueles que não conhecem bem o local.
O local é conhecido pelas águas turbulentas e pela força da queda, além de possuir a sinalização de risco de afogamento. Diversos afogamentos já foram registrados no rio Itajaí-Açu, e sempre é reforçado pelas autoridades sobre o perigo de nadar em rios e em fortes correntezas.


O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina reforça a importância de evitar nadar em rios e cachoeiras, especialmente em áreas de correnteza e de grande profundidade, e orienta a população a buscar locais de banho com a presença de guarda-vidas ou guardiões de piscina.