
A Polícia Civil de Santa Catarina cumpriu, na tarde desta terça-feira (27), um mandado de prisão preventiva contra um homem investigado pelo crime de descumprimento de medida protetiva de urgência, no município de Guatambu, no Oeste catarinense.
A ação foi realizada pela Delegacia de Polícia do Município de Guatambu e decorre de reiteradas violações da ordem judicial que determinava o afastamento do investigado da vítima, no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher, conforme a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).
De acordo com a investigação, os fatos tiveram início em dezembro de 2025 e se repetiram ao longo de janeiro de 2026. Mesmo ciente da determinação judicial de não aproximação, o homem teria insistido em descumprir a medida protetiva concedida à vítima.
Após tomar conhecimento das ocorrências, a Polícia Civil instaurou inquérito policial, reuniu elementos probatórios e representou pela prisão preventiva do suspeito. O pedido foi deferido pelo Poder Judiciário e o mandado cumprido na tarde de terça-feira.
A ação contou com o apoio da Delegacia de Investigação Criminal e Delegacia de Homicídios de Chapecó (DIC/DH).
Após os procedimentos legais, o homem foi encaminhado ao Presídio de Chapecó, onde permanece à disposição da Justiça.
A Polícia Civil destaca que, somente no ano de 2025, quase 1.500 medidas protetivas de urgência foram encaminhadas na região de Chapecó, evidenciando a importância do combate rigoroso à violência doméstica e do cumprimento das decisões judiciais.













