



A Polícia Civil concluiu, nesta terça-feira (18), o inquérito que apurou o incêndio que destruiu duas residências na Avenida Plínio Arlindo de Nes, no Bairro Germânico, em Xaxim. O caso ocorreu em 12 de agosto deste ano, quando um homem de 40 anos provocou uma explosão ao tentar acender um fogão à lenha usando gasolina.
Conforme a investigação, o morador enfrentava dificuldade para acender o fogo apenas com papel e grimpa. Ele então utilizou a tampa de um recipiente plástico para armazenar gasolina, despejou o líquido no fogão e deixou o frasco no chão, a cerca de um metro e meio de distância. Ao lançar papel toalha aceso dentro do fogão, ocorreu a primeira deflagração, atingindo um sofá e, em seguida, o frasco com o restante do combustível, causando uma segunda explosão e espalhando rapidamente as chamas.
O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas o fogo já havia destruído completamente dois veículos, três roçadeiras, um carrinho de cortar grama, diversos equipamentos de jardinagem, móveis, eletrodomésticos e a estrutura superior da garagem, que sofreu colapso total. O prejuízo para o dono da residência incendiada, um homem de 67 anos e pai do investigado, foi estimado em R$ 140 mil.
A casa vizinha, pertencente a uma mulher de 63 anos, também foi atingida pela intensa ação térmica. O calor danificou paredes, caixa d’água, dois banheiros e parte do telhado, totalizando um prejuízo de aproximadamente R$ 41 mil.
Para a Polícia Civil, o homem agiu com imprudência ao manipular substância altamente inflamável em ambiente fechado, sem qualquer medida de segurança. Ele foi indiciado por incêndio culposo e vai responder ao processo em liberdade. O inquérito foi encaminhado ao Ministério Público e ao Poder Judiciário.











