
A Polícia Militar Rodoviária apreendeu armas de pressão e mais de 31 mil munições contrabandeadas na noite de sexta-feira (24), durante uma abordagem realizada na área urbana de Xaxim, no Oeste de Santa Catarina. A ocorrência foi registrada por volta das 21h pelo Posto 25 da PMRv de Chapecó.
Durante a fiscalização, os policiais abordaram uma caminhonete Fiat Toro conduzida por um homem de 50 anos. Em conversa com a guarnição, o motorista informou que retornava de uma viagem ao Mato Grosso do Sul e que, no mesmo dia, havia passado pelo Paraguai.
Na vistoria do compartimento de cargas do veículo, foram localizadas três latas contendo 400 munições cada do calibre 4,5 mm e duas caixas com 30 latas de 500 munições cada do calibre 5,5 mm, totalizando 31.200 chumbinhos para armas de pressão. Na sequência, os policiais encontraram duas armas de pressão da marca SnowPeak, modelo P35X, calibre 5,5 mm, compatíveis com as munições apreendidas.
As armas estavam desmontadas, embaladas fora das caixas originais, que também foram localizadas no compartimento de carga, viradas do lado avesso, com o objetivo de dificultar a visualização durante eventual fiscalização. Cada uma das armas tem valor estimado de aproximadamente R$ 8 mil no mercado brasileiro.
De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, todo o material é oriundo do Paraguai e não possuía autorização dos órgãos competentes nem havia passado pelo devido desembaraço aduaneiro, configurando o crime de contrabando.
Diante dos fatos, foi lavrado o boletim de ocorrência, os materiais foram apreendidos e encaminhados à Receita Federal para os procedimentos legais cabíveis. O condutor foi cientificado sobre o crime.













