O governo do Estado editou e publicou, nesta segunda-feira (31), um decreto que institui um gabinete de crise para coordenação das ações da Administração Pública Estadual em razão dos atos de protesto com interrupções de rodovias no território catarinense. O gabinete será presidido pelo Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial e contará com representantes de outros órgãos. O gabinete inicia as atividades em uma reunião marcada para as 10h desta terça-feira, 1⁰, na sede da Defesa Civil estadual.
Medidas
Ainda na noite desta segunda-feira, a Procuradoria-Geral do Estado entrou na Justiça para pedir o desbloqueio das estradas estaduais, com pedido de multa aos infratores.
Gabinete de Crise
O Gabinete de Crise vai atuar de forma articulada com as demais esferas e órgãos autônomos para a coordenação das ações no estado. O Gabinete será composto por representantes de órgãos e entidades, entre eles, Casa Civil; Procuradoria-Geral do Estado; Defesa Civil; Secretaria de Estado de Comunicação; Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade; Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Serão convidados para participar do Gabinete de Crise: Ministério Público de Santa Catarina; Ministério Público Federal; Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Advocacia-Geral da União; e Comando Militar do Sul. Os titulares e dirigentes máximos dos órgãos e das entidades indicarão seus representantes para a Coordenação do Gabinete de Crise.