
O número de pessoas mortas e desaparecidas no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, foi atualizado nesta terça-feira (12), em entrevista coletiva realizada pelo vice-governador Gabriel Souza em Encantado, onde funciona o Centro Regional de Ação de Recuperação. Após a revisão e a investigação da Polícia Civil, que realizou uma busca ativa em cada família em que haveria alguma pessoa com paradeiro incerto, foram identificados oito desaparecimentos. As chuvas intensas que causaram enchentes e deixaram estragos em dezenas de cidades gaúchas provocaram 47 mortes.
Os demais 38 casos reportados pelos municípios na semana anterior acabaram descartados. Durante a coletiva, foi comunicado um novo caso que será averiguado pelas forças policiais. Confira abaixo o balanço da Defesa Civil até as 12h desta terça-feira (12) sobre as ações de resgate nas localidades atingidas.
- Bom Retiro do Sul: 1
- Colinas: 2
- Cruzeiro do Sul: 5
- Encantado: 1
- Estrela: 2
- Ibiraiaras: 2
- Imigrante: 1
- Lajeado: 3
- Mato Castelhano: 1
- Muçum: 16
- Passo Fundo: 1
- Roca Sales: 11
- Santa Tereza: 1
Segundo Gabriel, é importante considerar que o dado é dinâmico e pode aumentar ou diminuir. “Este é um número menor do que tínhamos até ontem, 46, mas ainda nos preocupa. Quero agradecer o trabalho ágil da Polícia Civil, que fez uma apuração minuciosa, procurou cada família e conseguiu descartar, ao todo, 83 casos”, explicou o vice-governador. Ao ser instalado em Encantado na segunda-feira (11), a primeira reunião do Gabinete do Vice-Governador tratou da operação para localizar estas pessoas.
As oito pessoas oficialmente desaparecidas são dos seguintes municípios: Lajeado (2), Roca Sales (1), Muçum (4) e Arroio do Meio (1). O nono caso, comunicado nesta manhã, e que ainda será investigado, é de Encantado. Gabriel fez um apelo às famílias para que relatem casos de desaparecimentos e localizações imediatamente. “Queremos contar com a colaboração da comunidade para mantermos esta lista atualizada”, solicitou.
O vice-governador aproveitou a coletiva para valorizar o trabalho das equipes do Estado que seguem nas buscas e agradeceu os bombeiros de Santa Catarina e do Paraná que estão atuando em conjunto, mais o reforço que está chegando do Mato Grosso.