quinta-feira, outubro 23, 2025
InícioSEGURANÇA PÚBLICAGolpe do “Falso Advogado” é desarticulado em ação conjunta da Polícia Civil...

Golpe do “Falso Advogado” é desarticulado em ação conjunta da Polícia Civil e CyberGAECO

Dez mandados de busca e apreensão são cumpridos no Ceará contra esquema que lesava vítimas em Santa Catarina com estelionatos virtuais

Foto: divulgação | MPSC

Na manhã desta quinta-feira (23), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), por meio do CyberGAECO, em conjunto com a Polícia Civil de Santa Catarina, deflagrou a Operação FakeLaw, visando desarticular uma quadrilha que aplicava o golpe conhecido como “Falso Advogado”. Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão nas cidades de Aquiraz, Eusébio e Fortaleza, no Ceará, além do sequestro de bens e bloqueio de contas bancárias dos investigados.

A investigação, conduzida pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) de São José/SC, identificou que o grupo obtinha informações reais de advogados catarinenses por meio de vazamentos de dados e, usando processos judiciais verdadeiros, contatavam vítimas com falsas promessas de “ganho de causa”. As vítimas eram induzidas a realizar transferências financeiras sob o pretexto de liberação de valores judiciais.

A operação contou com o apoio da Polícia Civil do Ceará, que mobilizou equipes para o cumprimento dos mandados. O nome “FakeLaw” simboliza o combate à falsificação da autoridade jurídica, buscando restaurar a confiança na advocacia legítima.

- Continua após o anúncio -

O CyberGAECO e a Polícia Civil de SC seguem analisando o material apreendido para aprofundar as investigações e identificar outros membros da rede criminosa. O inquérito tramita em segredo de justiça, e novas informações serão divulgadas oportunamente.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se