

A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou na manhã desta quinta-feira (24) a Operação Fraude Nacional, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável por aplicar golpes financeiros em empresários de pequenas e médias empresas. Ao todo, 21 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em 11 cidades dos estados de Santa Catarina, São Paulo e Paraná.
Segundo a Delegacia de Defraudações da DEIC, responsável pela investigação, o principal suspeito se apresentava como agenciador de recursos do BNDES e convencia as vítimas a contratar os serviços da empresa NSE Consultoria, sob a promessa de liberar recursos para reestruturação e expansão dos negócios.
Durante as apurações, foi constatado que os criminosos arrecadaram mais de R$ 6 milhões de diversas vítimas em Santa Catarina e outros estados, com falsas promessas de financiamento.
A operação contou com o apoio das Polícias Civis de São Paulo e do Paraná e teve alvos em cidades como São Paulo (SP), Curitiba (PR), Florianópolis, Biguaçu, Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Blumenau, Joinville, Criciúma e Pinhalzinho.
Os investigados devem responder pelos crimes de estelionato e associação criminosa.