OUÇA AO VIVO

InícioSEGURANÇA PÚBLICAEmpresários são condenados por adulteração de leite no Extremo Oeste de SC

Empresários são condenados por adulteração de leite no Extremo Oeste de SC

Saiba mais

Foto: Divulgação/Mapa

Dois empresários foram condenados por adicionar água ao leite para disfarçar seu estado impróprio para o consumo e, assim, prosseguir com a comercialização do produto. Os homens são proprietários de um laticínio em funcionamento no município de Princesa, no Extremo Oeste. A sentença é resultado da operação Leite Adulterado III, do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco). 

Um deles foi condenado a seis anos, 11 meses e 10 dias de detenção. O outro recebeu a sentença de seis anos e oito meses de detenção. Ambos em regime inicial semiaberto. A decisão foi determinada pela Vara Única da comarca de São José do Cedro.

Ao todo foram sete amostras encontradas com adulteração, a primeira em 2012 e as demais em 2014. Conforme a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina “a acidez estava extremamente elevada, com densidade abaixo do indicado na legislação, sendo que a amostra estava alterada a ponto de o equipamento que calcula a quantidade de água eventualmente adicionada ao leite (crioscópio) nem sequer conseguiu levar a análise a termo, além do teor de lactose estar abaixo do mínimo exigido, estando, portanto, em evidente desacordo com as normas regulamentares de distribuição e apresentação”. Ainda frações de antibiótico também foram encontradas, o que indica que as vacas estavam doentes e tratadas com o medicamento pelos produtores rurais fornecedores, o que também é proibido.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se