OUÇA AO VIVO

InícioSEGURANÇA PÚBLICA“É um marco histórico”, diz diretor geral sobre abertura da nova ala...

“É um marco histórico”, diz diretor geral sobre abertura da nova ala do HRO

Foto: Lidiane Pagliosa/ClicRDC

A cerimônia de inauguração da nova ala do Hospital Regional do Oeste (HRO) acontece na manhã de sexta-feira (21) em Chapecó. A solenidade marca a primeira etapa de ocupação do espaço, em que serão colocados em funcionamento o sétimo e oitavo andares do hospital. De acordo com o Diretor Geral do HRO, Osmar Arcanjo de Oliveira, o momento “é um marco histórico”.

A primeira etapa do Hospital foi entregue há 33 anos. Agora, a segunda etapa, de acordo com o Diretor, conta com 11 mil metros e 150 novos leitos. “No centro cirúrgico, vamos ter a capacidade de dobrar a quantidade de cirurgias. Também, abriremos espaço para qualificar nosso atendimento no pronto socorro. Tudo a partir desta obra”, disse Osmar Arcanjo de Oliveira. Todo o setor de oncologia do prédio antigo será transferido para a nova ala.

A vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, disse, na cerimônia, que a obra foi feita com foco em garantir que impedimentos futuros não aconteçam. “A intenção é abrir para que realmente funcione”, enfatizou. Ela ressalta, também, que esteve em constante contato com a diretoria do HRO, para finalizar os primeiros detalhes e permitir que a obra pudesse ser aberta.

- Continua após o anúncio -


Daniela acompanha o governador Carlos Moisés em uma agenda de compromissos pelo Oeste catarinense, que entre os compromissos, envolve a assinatura do convênio para pavimentação da SCT-283 a BR-282 “Uma das coisas que eu quero é mostrar o Oeste de Santa Catarina, para que entendam a nossa realidade e a forma com que vivemos aqui, o quanto se trabalha aqui na nossa região”, disse a vice-governadora, que é natural do Oeste catarinense.

O Secretário da Saúde de Santa Catarina, Helton de Souza Zeferino, destaca que a obra é a primeira de diversos investimentos concretizados pelo Governo do Estado, que fazem parte do Pacto por Santa Catarina. “Essa obra nos possibilita ampliar a demanda de saúde da região Oeste e pensar em novos horizontes, especialmente no que diz respeito à demandas de saúde”, ressalta.


É a primeira etapa, diz diretor do HRO

“É um longo período até tudo estar funcionando”, diz Osmar Arcanjo de Oliveira. Ele afirma que a liberação dos outros andares acontecerão em um processo, em que os pacientes começarão a ser transferidos para o novo espaço. O processo, que inicia nesta sexta-feira (21) continua a ser realizado no decorrer do mês. 


“Nenhuma região do Estado será esquecida”, diz governador

“Nós temos que fazer as entregas que o povo catarinense precisa, e nenhuma região do Estado será esquecida”, disse o governador Carlos Moisés em discurso na cerimônia de abertura do HRO. Em seu discurso, ele ressaltou a importância dos profissionais da saúde e reforçou o compromisso do Estado com o Oeste catarinense. Confira:

A nova ala

O novo prédio, intitulado Dr. Valmor Ernesto Lunardi, tem nove andares e aumentará a capacidade de atendimento do Hospital para 475 novos leitos. A ampliação inclui 12 novas salas de cirurgia, o que eleva a capacidade de cirurgias mensais para 2,5 mil.

De acordo com o projeto original, dos novos leitos, 37 são destinados a pacientes de tratamento intensivo, 56 para oncologia de longa duração, 36 para quimioterapia de curta duração e 27 para recuperação pós-cirúrgica, o que totaliza 156 unidades. Ainda foram projetados 26 novos leitos para a Unidade de Terapia Intensiva: nove para UTI geral, 10 para UTI pediátrica e sete para UTI coronária.

Entre os objetivos de 2020, o principal é zerar a fila de cirurgias. Há necessidade de um aumento de 40% a 50% da produção. A nova ala possibilitará mais 250 a 300 mil procedimentos.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se