
A Polícia Civil investiga uma suspeita de intoxicação alimentar que deixou dez funcionários de um pronto-atendimento do município de Santa Cecília, no Oeste de Santa Catarina, passando mal após o café da tarde nesta terça-feira (21).
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, nove servidores precisaram ser levados ao hospital após apresentarem sintomas simultâneos de vômitos, tontura, sonolência, inchaço abdominal e dificuldade na fala. Entre os afetados estão uma médica, uma enfermeira, quatro técnicos de enfermagem, uma recepcionista, uma farmacêutica e dois colaboradores de serviços gerais.
O episódio ocorreu por volta das 17h, logo após o grupo consumir o lanche coletivo, que incluía refrigerante. Um dos técnicos de enfermagem — que também exerce o cargo de vereador no município — precisou ser transferido para outra cidade devido à gravidade do quadro clínico.
A Polícia Civil foi acionada e enviou uma equipe técnica ao local. Foram coletadas amostras do refrigerante e demais alimentos e bebidas consumidos para perícia laboratorial. Além disso, imagens das câmeras de segurança do pronto-atendimento foram recolhidas para análise.
O secretário de Saúde de Santa Cecília, Eliezer Gomes, informou que todos os funcionários intoxicados estão medicados e em observação, e que o caso também é acompanhado pela Vigilância Sanitária municipal.
O Hospital Dr. Rene Emílio Martinez Mujica, que atendeu as vítimas, divulgou nota informando que oito pacientes foram medicados e permanecem em observação, sem registro de agravamento do quadro.
Mesmo após a ocorrência, o pronto-socorro de Santa Cecília continua funcionando normalmente, segundo a prefeitura. Os resultados das análises laboratoriais devem indicar se o refrigerante ou outro item do lanche foi o responsável pela intoxicação.