No início da manhã de terça-feira (17), a guarnição do programa Rede Catarina, do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), realizava rondas quando se deparou com um veículo VW/Polo, sem placa e transitando em sentido contrário. A guarnição imediatamente abordou o veículo, onde estavam quatro pessoas. Durante a abordagem, a ocupante e uma mãe tentaram usar a criança de 10 anos para esconder uma arma de fogo. O fato aconteceu em Joinville, na região Norte de Santa Catarina.
O condutor, foi identificado como um homem de 44 anos, e a passageira da frente, uma mulher de 26 anos. Durante as buscas, foram encontradas na bolsa da abordada 209 gramas de maconha e 40 gramas de cocaína, além de uma balança de precisão, confirmando a suspeita de tráfico de drogas. Também foi localizada uma peruca dentro do veículo.
Além deles, o veículo transportava uma mulher de 45 anos e sua filha de 10 anos, que apresentaram nervosismo durante a abordagem. Questionada, a mãe da criança admitiu que a mulher de 26 anos havia pedido que a menina escondesse a arma de fogo para evitar problemas durante a abordagem, sendo apreendida uma pistola, calibre 380, com 19 munições. A criança confirmou a versão, relatando que antes da abordagem a arma estava com o homem de 45 anos.
Poucas horas antes da abordagem, havia sido registrada uma ocorrência onde um casal ameaçou dois homens com uma arma de fogo, suspeitando que estes haviam furtado um notebook. As vítimas reconheceram o homem de 45 anos e a mulher de 26 anos como os autores da ameaça. Diante dos fatos, os abordados foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil, juntamente com o material apreendido.