
Na tarde desta segunda-feira (17), a Polícia Federal (PF) divulgou uma nota à imprensa sobre os fatos violentos ocorridos na Aldeia Indígena Kondá, que fica localizada às margens da SC-157, no interior de Chapecó (SC). Conforme a PF, após o conflito registrado no domingo (16), policiais federais se deslocaram até a aldeia para impedir o agravamento da ocorrência.
Na ocorrência, uma pessoa foi morta com um disparo de arma de fogo e 11 ficaram feridas. Além disso, cerca de 17 casas foram incendiadas e totalmente destruídas, sem possibilidade de salvar bens materiais.
Confira a nota da Polícia Federal
NOTA À IMPRENSA
Com relação aos fatos violentos recentemente ocorridos na Aldeia Indígena Kondá, no oeste de Santa Catarina, e que resultaram no óbito de uma pessoa, além de lesões graves a outras e em inúmeros danos materiais, a Polícia Federal informa que ainda na data de ontem, 16/07/2023, policiais federais se deslocaram até a aldeia para impedir o agravamento do conflito. Também foram adotadas providências de polícia judiciária, mediante instauração de inquérito policial para apuração dos fatos e identificação dos autores do delito.
A operação prosseguirá por período indeterminado, com atuação de policiais federais na região, que atuarão conjuntamente com a Polícia Militar de Santa Catarina para assegurar que novos eventos violentos não voltem a ocorrer.