OUÇA AO VIVO

InícioSEGURANÇA PÚBLICAChuvas em SC: Pai e filha são resgatados após ficarem ilhados devido...

Chuvas em SC: Pai e filha são resgatados após ficarem ilhados devido à temporal

Equipes do Governo do Estado trabalham em auxílio à população afetada pela chuva

Foto: Divulgação/Polícia Militar

Na noite do último sábado (13), a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por intermédio dos policiais militares que pertencem ao 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM), realizou o resgate de duas pessoas que ficaram ilhadas devido às fortes chuvas, em Garopaba, no Litoral do Estado.

Após receberem um chamado via Centro de Operações Policiais Militares (Copom), em que as próprias vítimas solicitaram socorro ao tentar retornar para casa, e acabaram ilhadas após o nível de um córrego próximo subir rapidamente. A força da correnteza estava levando o veículo e as vítimas em direção a uma cachoeira.

Ao se aproximarem do local, os militares, cabos Ricardo, Palma, Fernanda e o soldado De Souza, encontraram a via completamente inundada. Rapidamente, eles seguiram a pé até o local, onde o nível da água chegava à cintura. No caminho, receberam assistência de um amigo das vítimas que estava com uma caminhonete, facilitando a aproximação até onde as pessoas estavam.

As vítimas, pai e filha, foram encontradas segurando em uma árvore com o veículo parcialmente submerso. Os policiais utilizaram cordas para atravessar com segurança até as vítimas, devido ao aumento do nível da água e da correnteza naquele ponto, alcançando êxito na operação.

- Continua após o anúncio -

Após o resgate, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), chegou ao local para prestar os cuidados necessários e garantir o bem-estar das vítimas, que foram liberadas momentos depois.

Equipes do Governo do Estado trabalham em auxílio à população afetada pela chuva, Grande Florianópolis é a região mais atingida

Equipes do Governo do Estado e municipais da Defesa Civil continuam o trabalho de auxílio à população atingida por ocorrências relacionadas ao intenso volume de chuva que atinge, principalmente, a região da Grande Florianópolis. De acordo com relatório emitido pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC) e atualizado às 18h deste domingo, 14, em pelo menos sete municípios da Grande Florianópolis há registro de ocorrências, a maioria delas, em razão de alagamentos. Ao todo, 50 pessoas estão desalojadas. Famílias foram resgatadas e transferidas para locais seguros.

O governador Jorginho Mello monitora a situação e reforça que as pessoas se mantenham atentas aos alertas. “É fundamental que além de bem informadas pelos órgãos oficiais de proteção civil, a população atenda às recomendações com prioridade para a vida e a segurança. Preservar a vida é o que mais importa enquanto o Estado segue fazendo o seu trabalho de pronta resposta aos atingidos”, frisa Jorginho Mello.

Foto: Reprodução / CBMSC – atendimento de ocorrência em São José, neste domingo, 14 de abril

Principais ocorrências relatadas pelos municípios

  • Em São João Batista, moradores foram retirados pelo Corpo de Bombeiros Militar nas localidades de: Fernandes Cardoso, Carmelo Dentro, Colônia, Tijipio e Tajuba. As famílias afetadas no município foram remanejadas para a localidade de Nova Esperança.
  • No município de Palhoça, na BR-101, altura do Morro dos Cavalos, equipes da concessionária que administra o trecho, da Prefeitura, do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Rodoviária Federal atuam na desobstrução total da via.
  • Em Florianópolis, houve um desabamento de muro e deslizamento de terra no bairro Costeira. Não houve vítimas e os moradores irão se deslocar para casa de familiares. Até o momento ocorreu o total de seis deslizamentos em encostas de morros e alagamentos crônicos em vias públicas no centro da cidade. Equipes da Defesa Municipal estão auxiliando a população.
  • Em Garopaba há vários pontos de alagamento, sendo que duas ruas principais do município estão bloqueadas. A equipe do Corpo de Bombeiros Militar está auxiliando na remoção das comunidades atingidas. Além disso, foi disponibilizado o Ginásio Municipal para acolhimento da comunidade afetada.
  • No município de Paulo Lopes há alagamentos crônicos que dificultam a mobilidade urbana local. Equipes já estão atendendo. O Rio Imaruí não está mais causando pontos de inundação, porém ainda está acima do nível. Ocorrências no interior ainda estão sendo contabilizadas pelo município. Até o momento sem desalojados ou desabrigados, quatro pontes ficaram submersas na área urbana, com três quedas de barreira em via pública, todos os acessos já foram desbloqueados.

Nenhum município solicitou Itens de Assistência Humanitária ou Decretos de Situação de Emergência, até o momento. Quanto aos danos e prejuízos, 40 pessoas estão desalojadas no município de Biguaçu, duas pessoas em Imbituba, e oito em São José. 

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se