OUÇA AO VIVO

InícioSEGURANÇA PÚBLICABarragem Brumadinho (MG): Corpo de Bombeiros de Santa Catarina desloca efetivo e...

Barragem Brumadinho (MG): Corpo de Bombeiros de Santa Catarina desloca efetivo e viaturas para dar suporte

Em nota divulgada nesta sexta-feira (25), o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina informou quem enviará efetivo e viaturas para auxiliar as vítimas do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG). Segundo a corporação, serão nove bombeiros militares, três viaturas 4×4, três binômios (dupla entre cão de busca e tutor bombeiro militar) e dois drones com pilotos. Eles se encontram em Porto União (SC), para partir a Minas Gerais.

Foto: Carolina Ricardi

O Corpo de Bombeiros ainda informa que mais de oito bombeiros militares, duas viaturas tracionadas e dois binômios estão de prontidão em seus quartéis para, caso os gestores da crise julguem necessário serem empregados na operação. 

Os bombeiros Militares de Santa Catarina possuem 14 Forças Tarefas espalhadas pelo Estado, com homens e mulheres treinados para emprego em diversas situações de eventos críticos, desastres naturais, tecnológicos e outros. Com treinamentos específicos e larga experiência eles irão auxiliar nas operações de Minas Gerais em: intervenções em áreas deslizadas, buscas terrestres, comando e gerenciamento de crise, ajuda humanitária, resgates, salvamentos, busca e resgate em estruturas colapsadas, atendimentos pré-hospitalares. O emprego destas equipes não prejudica o atendimento em Santa Catarina, que segue normalizado.

- Continua após o anúncio -

Nota Governo do Estado de Santa Catarina

Em função do desastre em Brumadinho, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Defesa Civil esclarece que as barragens de contenção de cheias em Santa Catarina não oferecem risco para a população. São estruturas com finalidades diferentes. Em Brumadinho era utilizada para armazenar resíduos de mineração. Já nossas barragens são utilizadas para conter a água da chuva, por curto espaço de tempo, e assim beneficiar dezenas de milhares de catarinenses. 

Da mesma forma, as estruturas de contenção de cheias de Santa Catarina passam por constante monitorando e manutenção preventiva.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se