quinta-feira, dezembro 5, 2024
InícioSEGURANÇA PÚBLICABalanço da PCSC indica queda de homicídios e feminicídios em Santa Catarina

Balanço da PCSC indica queda de homicídios e feminicídios em Santa Catarina

Em 2023, Santa Catarina passou a ser o Estado mais seguro do Brasil

Foto: Divulgação/PCSC

🎧 Ouça a notícia

Em 2023, Santa Catarina passou a ser o Estado mais seguro do Brasil. Para o delegado-geral da PCSC, Ulisses Gabriel, o desafio é manter o estado nesse patamar e, embora existam demandas na área de segurança, a Polícia Civil de Santa Catarina segue batendo recordes de produtividade. Até o dia 11 de novembro, dados da Diretoria de Inteligência indicam queda nos índices de crimes de homicídios (-0,23%) e de feminicídios (-6,0%).

Importante destacar que em 2023, a PCSC contabilizou 81,07% de elucidação da autoria das mortes violentas. “A meta nos dois primeiros anos do governo Jorginho era atingir de 75% a 77% o índice de resolução, que são os índices do Canadá e da Holanda, respectivamente, nós conseguimos atingir 81,07%”, pontuou o delegado-geral da PCSC.

- Continua após o anúncio -

Ainda segundo o delegado-geral, “o governador estabeleceu que nós deveríamos atingir o posto de estado mais seguro e nos manter nesse posto porque além de garantir a tranquilidade do cidadão catarinense também precisamos demonstrar para os turistas nacionais e estrangeiros que vir para Santa Catarina é seguro”, assinalou.

Outro fato relevante é que 2022 para 2023 a PCSC bateu recordes de produtividade em cumprimentos de mandados de busca e apreensão e também de prisão, o que vem se repetindo em 2024. Para se ter uma dimensão do trabalho que os policiais civis desempenham diariamente, de 01/01/2024 a 11/11/2024 a PCSC cumpriu 7.518 mandados de busca e apreensão. Além disso, 5.662 pessoas foram presas por meio de mandado de prisão e 1.128 em flagrante. Totalizando assim 6.790 pessoas presas.  No ano anterior 5.183 pessoas presas por cumprimento de mandado, o que representa uma variação anual de 9,24%. 

O delegado Ulisses Gabriel estimou que nesse ritmo, a Polícia Civil de Santa Catarina vai aumentar em 100% a produtividade de 2022 comparando com 2024. “É necessário agradecer o apoio do governador às forças de segurança e a cada servidor da PC, PM, BM e PCI, além da integração com o MP e à atuação
forte do Poder Judiciário Catarinense”, disse Ulisses Gabriel.

O delegado-geral da PCSC atribuiu o excelente desempenho da segurança pública em Santa Catarina ao trabalho integrado das polícias e às ações e investimentos do governo Jorginho Mello na segurança pública catarinense. Conforme o delegado-geral, o trabalho ocorre de forma integrada com a Polícia Militar – que tem feito um conjunto importante de prisões em flagrante de criminosos – e também com a Polícia Científica, o Corpo de Bombeiros Militar e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

“Também destaco aqui que a parceria com o Ministério Público e com o Judiciário catarinense tem sido essencial no combate ao crime, em especial das facções criminosas”, enfatizou.

Ulisses Gabriel afirmou ainda que a PCSC está trabalhando para atingir o patamar de um estado em que as pessoas não tenham preocupação com segurança. “Esse é o nosso grande objetivo: crimes acontecem, furtos acontecem, roubos acontecem, mas nós estamos trabalhando diariamente sob a coordenação do governador Jorginho para diminuir esses índices e prender esses criminosos”, finalizou.

Fonte: Agência SECOM

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se