Uma auxiliar de turma de uma creche municipal em Rio Negrinho, no Norte de Santa Catarina, foi indiciada por agredir crianças, de acordo com a Polícia Civil. O nome da servidora não foi divulgado. Um processo administrativo disciplinar foi instaurado pela prefeitura, que afastou a funcionária enquanto investigações estão em andamento.
O indiciamento da auxiliar de creche inclui acusações de lesão corporal, vias de fato e maus-tratos, informou o delegado Rubens Passos de Freitas. Imagens das câmeras de segurança registraram o momento em que a suspeita belisca o rosto de uma criança.
“De acordo com as imagens, é possível observar a suspeita beliscando o rosto da menina, que cai chorando no chão, sem receber qualquer ajuda”, revelou o delegado. Até o momento, duas vítimas foram identificadas, sendo que uma delas teve lesões corporais comprovadas por exame médico. As gravações das câmeras de segurança fornecidas pela creche foram analisadas, mas não foram divulgadas pela polícia.
Os incidentes teriam ocorrido no final de maio e foram denunciados à polícia no início de junho pela direção da creche e por duas mães. Além dos depoimentos de familiares, outras testemunhas, incluindo a suspeita, já foram ouvidas durante as investigações. A auxiliar negou qualquer agressão, de acordo com o delegado, e o inquérito policial foi concluído.
Além do processo administrativo disciplinar para apurar a conduta da servidora, a prefeitura de Rio Negrinho emitiu uma portaria determinando o afastamento da profissional por 30 dias. Durante esse período, a assistente de educação continuará recebendo seu salário. Foi designada uma Comissão de Processo Administrativo Disciplinar pela Secretaria Municipal de Educação, com prazo de 60 dias para apresentar as conclusões das investigações.
Nota da prefeitura:
A prefeitura de Rio Negrinho emitiu uma nota informando que foi instaurado um processo administrativo disciplinar para investigar os fatos ocorridos no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vila Nova.
A administração municipal reafirmou o compromisso de zelar pelo bom funcionamento de todas as unidades da rede municipal de ensino, visando o bem-estar e a segurança das crianças e de toda a comunidade escolar.
Garantiu também que tomará todas as medidas necessárias para apurar os acontecimentos e aplicar as medidas adequadas, conforme o caso, reforçando o compromisso com a transparência e a qualidade dos serviços prestados.
Com informações de G1 Santa Catarina.