
Um homem foi preso em flagrante na tarde desta quarta-feira (11), em Curitibanos, no Meio-Oeste de Santa Catarina, por descumprimento de Medida Protetiva de Urgência e por dano qualificado contra o patrimônio público. A prisão ocorreu após a vítima acionar o Botão do Pânico, ferramenta utilizada por mulheres com medida protetiva vigente em casos de violência doméstica.
De acordo com a Polícia Militar, a ocorrência foi registrada por volta das 16h07. A mulher possuía ordem judicial de afastamento contra o agressor desde janeiro deste ano. Mesmo ciente da determinação, o homem teria ido até a residência em visível estado de embriaguez e sob possível influência de entorpecentes, passando a ameaçar as pessoas que estavam no local.
Ao receber voz de prisão, o suspeito tentou fugir, sendo necessário o uso de técnicas de imobilização por parte dos policiais para contê-lo e garantir a segurança dos envolvidos. Conforme a PM, a agressividade do homem aumentou durante o deslocamento para os procedimentos legais.
No trajeto ao Instituto Geral de Perícias (IGP), o detido passou a desferir chutes contra o compartimento de presos da viatura. Após a retirada do suspeito do veículo, foram constatados danos à estrutura do compartimento, caracterizando dano contra o patrimônio público.
O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante. Ele responderá pelos crimes de descumprimento de medida protetiva de urgência e dano qualificado ao patrimônio público.
A Polícia Militar reforça a importância de que vítimas de violência doméstica acionem imediatamente as autoridades ao primeiro sinal de descumprimento de ordens judiciais, utilizando os canais de emergência e ferramentas de proteção disponíveis.











