
Uma agressão contra profissionais do Samu durante um atendimento de emergência resultou na perda total de uma ambulância na madrugada desta segunda-feira (22), no município de Ascurra, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. O caso ocorreu quando um paciente atacou a equipe, assumiu o controle do veículo e provocou um grave acidente de trânsito.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o paciente conseguiu se desvencilhar das contenções, agrediu uma técnica de enfermagem e o condutor da ambulância, e em seguida causou a saída de pista, culminando em colisão contra uma árvore.
Apesar da violência e do impacto, os profissionais receberam atendimento médico e passam bem. O autor da agressão foi detido pelas forças de segurança e encaminhado à delegacia, onde foram realizados os procedimentos legais.
Em nota, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, repudiou o ocorrido e afirmou que as medidas necessárias já foram adotadas. Segundo ele, uma nova ambulância do Samu deve chegar nesta terça-feira, e até lá, os atendimentos seguem sendo realizados por uma ambulância branca.
A SES destacou ainda que a substituição da viatura garante a continuidade do atendimento de urgência e emergência à população dos municípios de Ascurra, Apiúna e Rodeio, reforçando o compromisso com a segurança dos profissionais e dos usuários do serviço.













