
Informações Hospital Regional São Paulo
Em meio a pandemia do novo coronavírus, um fato emocionante aconteceu no Oeste de Santa Catarina nesta terça-feira (25). Dois pacientes da mesma família, Valdir dos Santos (pai) e Tiago dos Santos (filho), que estavam hospitalizados em razão da Covid-19, tiveram alta juntos, no Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê. Os pacientes foram recepcionados pela equipe do hospital e por familiares.
Segundo o HRSP, os dois deixaram o hospital bastante emocionados. “É uma vida nova que Deus me deu. Quero agradecer muito a todos da equipe que cuidaram de mim e do meu filho”, disse Valdir, que em vários momentos demonstrou carinho pelos profissionais de saúde.
Valdir e Tiago fazem parte de um grupo de 108 pessoas recuperadas da Covid-19 no Hospital Regional São Paulo. Os dois precisaram de tratamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusiva para a doença. O pai foi o primeiro a ser hospitalizado e ficou 20 dias em tratamento no HRSP. Já o filho esteve internado por 11 dias.
Encontro na UTI
Há poucos dias o encontro emocionando dos dois pacientes havia sido divulgado nas mídias sociais do hospital. Valdir dos Santos foi hospitalizado ainda no início de agosto e desde então fazia constantes visitas virtuais a família, por meio de um tablet disponível na UTI Covid-19. Em meados de agosto, não conseguiu mais ter contato com o filho, justamente em razão da internação dele pela mesma doença.
Os dois estavam na UTI Covid-19, mas em leitos distantes, que não permitiam contato visual. Valdir ainda não sabia que Tiago havia sido hospitalizado, mas estava preocupado com a ausência dele nas chamadas de vídeo e mencionou isso para a equipe multiprofissional que atua no setor.
Segundo o HRSP, para trazer mais conforto e humanização para os dois pacientes, um encontro foi planejado e organizado de maneira conjunta pelos serviços de medicina, enfermagem, fisioterapia e psicologia.

No dia seguinte ao encontro, Valdir teve alta da UTI para a Enfermaria, enquanto o Tiago seguiu em cuidados intensivos até o último fim de semana, quando os dois puderam se reencontrar no quarto da enfermaria, onde permaneceram em tratamento até esta terça-feira.