OUÇA AO VIVO

InícioSAÚDESistema que pretende reduzir falta a consultas médicas em SC é o...

Sistema que pretende reduzir falta a consultas médicas em SC é o vencedor do Hackathon

Informações Secom SC

Foto: Krislei Oechsler / SEA

Um sistema para reduzir o número de pacientes faltantes em consultas médicas agendadas pelo SUS. Essa foi a solução vencedora da edição 2019 do Hackathon #Desenvolve SC. A ferramenta faz o cruzamento de informações em diferentes bancos de dados para traçar um perfil dos usuários que faltam às consultas da rede pública e poderá ser adotada pelo Governo de Santa Catarina.

O secretário da Administração, Jorge Eduardo Tasca, explica que o Hackathon #Desensolve SC, que ocorreu no fim de semana no Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), em Florianópolis, é uma oportunidade importante para melhorar os serviços prestados aos cidadãos. “Agora, passamos a estreitar a parceria entre os idealizadores das soluções tecnológicas vencedoras e a equipe do Ciasc, que fará a adaptação dos sistemas para a realidade do estado e indicará se as soluções são eficazes ou precisam ser reajustadas”, explicou.

- Continua após o anúncio -

Em Santa Catarina, a falta em consultas representou cerca de 30% dos agendamentos pelo SUS em 2018, o que representa mais de 40 mil pacientes faltantes. “Se os gestores da Saúde pudessem antever as faltas, seria possível reordenar os atendimentos, diminuindo o tempo de espera de outros usuários e evitar a ociosidade de profissionais. O Estado e o cidadão seriam beneficiados”, disse o secretário de Saúde Helton de Souza Zeferino.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se