A Secretaria de Saúde de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, está empenhada em combater o alarmante aumento nos casos de suicídio na região, com um total de 37 óbitos registrados em 2022. Para marcar o mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, a Secretaria de Saúde está realizando uma série de iniciativas em setembro.
Entre as ações planejadas, destacam-se:
- Grupos de Saúde Mental: Com foco na prevenção ao suicídio e autoagressão, visando oferecer apoio emocional.
- Informação e Autoajuda: Cartazes e folders informativos estão sendo disponibilizados para disseminar informações relevantes.
- Promoção da Saúde Mental: A criação de uma sala de espera dedicada à importância da saúde mental.
- Práticas Integrativas: A realização de atividades que promovem a saúde mental, incluindo atividades de lazer e exercícios físicos.
- Educação em Saúde: Palestras nas escolas abordam a saúde mental dos educandos, prevenção da autoagressão e a importância de buscar ajuda.
- Palestras: Sessões de conscientização estão ocorrendo no Centro de Atendimento Socioeducativo Regional, escolas municipais e no projeto Gerar (UNOCHAPECÓ).
- Exposição Terapêutica: A Praça Municipal exibirá produções das oficinas terapêuticas.
- Capacitação dos Servidores: O treinamento “Avaliação do Comportamento Suicida” está sendo oferecido aos servidores da rede de saúde.
Além disso, o Programa Capacita Servidor realizará uma palestra para todos os servidores municipais com o tema “Mapeando a Saúde Mental: Sinais e Sintomas”.
O secretário de Saúde, Jader Danielli, enfatizou a importância dessas ações, destacando que o objetivo é qualificar o atendimento, oferecendo suporte às pessoas em sofrimento emocional. A prevenção do suicídio é uma responsabilidade coletiva que exige empatia e sensibilização.
O Setembro Amarelo é um mês globalmente reconhecido para conscientização e prevenção ao suicídio. Com essas iniciativas, Chapecó busca salvar vidas e construir uma sociedade mais solidária diante dessa questão complexa e sensível.