
O município de Xanxerê confirmou na última segunda-feira (17) a segunda morte por Chikungunya, na cidade, sendo o primeiro óbito pela doença registrado no dia 04 de março.
A vítima foi identificada como Jurema Musa Rebelatto, de 85 anos, ela estava internada na UTI do Hospital Regional São Paulo desde o dia 09 de março e possuía comorbidades, conforme informado pela prefeitura.
O último boletim epidemiológico, divulgado na segunda-feira (17), aponta que Xanxerê tem 107 casos confirmados de chikungunya e cinco de dengue, todos autóctones. Além disso, 76 pessoas aguardam resultados de exames para dengue e 71 para chikungunya. Atualmente, há um paciente internado com suspeita de chikungunya e cinco com suspeita de dengue.

Diante do avanço dos casos, a Vigilância Epidemiológica reforça a importância da prevenção. A população deve eliminar locais com água parada e manter os ambientes limpos. O uso de repelente também é essencial. Em caso de sintomas suspeitos, é fundamental buscar atendimento médico em uma unidade de saúde ou por meio da Telemedicina para um diagnóstico rápido.