OUÇA AO VIVO

InícioSAÚDESaúde organiza mutirão de preventivos em Chapecó

Saúde organiza mutirão de preventivos em Chapecó


No sábado (21) deve ocorrer um Mutirão de Coleta de Preventivos alusivo ao Dia Internacional da Mulher, que aconteceu no dia 08 de março. Nesse dia, todos os Centros de Saúde da Família funcionarão das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h para atendimentos às mulheres, para coleta de preventivo, que poderá ser agendada ou por demanda livre.

A exceção de horário será para os Centros de Saúde da Família do bairro Belvedere, que estará aberto das 07h30 às 14; Linha Cachoeira com atendimento pela manhã e Goio-ên com atendimento à tarde. Além do procedimento de coleta de preventivo, serão realizadas atividades de orientação e prevenção em saúde, exame clínico de mamas, solicitação de mamografia quando necessário, exame de saúde bucal e aplicação de testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites B e C.

A estimativa da Secretaria de Saúde é que em Chapecó, até 2/3 das mulheres não esteja com o preventivo atualizado. Assim, a atividade alusiva ao Dia da Mulher também é uma forma de facilitar o acesso ao serviço de saúde pelas mulheres que trabalham durante a semana ou que preferem procurar a unidade de saúde em um dia alternativo.

- Continua após o anúncio -

Para realizar o exame é necessário que a pessoa leve seus documentos pessoais, comprovante de residência e Cartão Nacional do SUS, pois haverá conferência de cadastro e atualização, se necessário. Além disso, para coleta de preventivo, a mulher não pode estar menstruada, não pode ter tido relação sexual nas últimas 48 horas, assim como não estar em uso de pomada ou creme vaginal.

Segundo a pasta, essas atividades visam garantir a conscientização sobre a importância de realizar os exames preventivos com regularidade, bem como da prevenção na transmissão das infecções sexualmente transmissíveis por meio de orientações para conscientização, além de detecção precoce de lesões suspeitas de câncer de mama ou lesões precursoras de câncer de colo de útero.

Câncer de colo de útero

O câncer de colo de útero, conforme a pasta, tem como fatores de risco o tabagismo, a infecção pelo HPV, imunossupressão, alimentação, obesidade e história familiar. Alguns tipos de HPV são responsáveis por mais de 70% de todos os casos de câncer de colo de útero. As lesões precursoras de câncer de colo de útero podem ser diagnosticadas precocemente e, se adequadamente tratadas, possuem grandes chances de cura. A orientação é que as mulheres realizem o preventivo com frequência anual a partir do início da vida sexual, exceto em casos de alterações, quando a mulher deve realizar preventivo com maior frequência.

Câncer de mama

O câncer de mama não possui uma causa única, mas é uma junção de diversos fatores: idade, fatores endócrinos, história reprodutiva, fatores comportamentais, ambientais e genéticos. Mulheres a partir dos 50 anos de idade possuem maior risco de desenvolver a doença, assim como as que possuem história de menarca precoce, menopausa tardia, primeira gravidez após os 30 anos, tabagistas e as que fazem uso de contraceptivos orais.

De acordo com a secretaria, em Chapecó, o câncer de mama é a doença que mais causa óbitos em mulheres. Os médicos clínicos, enfermeiros e ginecologistas são profissionais capazes de esclarecer as dúvidas e orientar as melhores condutas para cada situação, por isso a equipe de saúde pode ser procurada sempre que necessário.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se