Saúde informa que Santa Catarina está preparada para atender casos suspeitos de coronavírus – ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Saúde informa que Santa Catarina está preparada para atender casos suspeitos de coronavírus

Até o momento, não há casos suspeitos no Estado

Foto: Reprodução/Center for Desease Control and Prevention

A Secretaria da Saúde de Santa Catarina divulgou, na terça-feira (28), que está em alerta para possíveis infecções do novo coronavírus. Até o momento, não há nenhum caso suspeito no Estado. No entanto, a Secretaria da Saúde afirma que Santa Catarina já ativou o plano de contingência para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e está preparada para identificar e atender casos suspeitos de coronavírus.

O médico infectologista da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), da Secretaria de Estado da Saúde, Fábio Gaudenzi, orienta para a prevenção da doença:


“As medidas de prevenção são as mesmas adotadas para outros vírus respiratórios como o influenza, por exemplo, que são: lavar as mãos com água e sabão com frequência; evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; evitar contato próximo com pessoas doentes; ficar em casa quando estiver doente; cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo; limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência”, alerta.



Para quem viajou para a China nos últimos 14 dias, é importante ficar atento e procurar atendimento médico imediato em caso de febre acompanhada de pelo menos um sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros). A Secretaria da Saúde recomenda que viagens à China sejam evitadas até que a doença seja controlada no país. 

“A vigilância epidemiológica de Infecção Humana pelo novo coronavírus é construída à medida que a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde consolidam as informações recebidas dos países e novas evidências técnicas e científicas são publicadas”, ressalta o médico infectologista. 

Comentários do Facebook