terça-feira, julho 29, 2025
InícioSAÚDESanta Catarina suspende obrigatoriedade do uso de máscaras para crianças em escolas

Santa Catarina suspende obrigatoriedade do uso de máscaras para crianças em escolas

Confira fatores para tomar a decisão:


Escola foto criado por wirestock – br.freepik.com

O Governo de Santa Catarina suspendeu a obrigatoriedade do uso de máscaras para crianças. A informação foi divulgada  por meio do decreto 1.769 na noite desta quarta-feira (02). O documento mantém a recomendação do uso em ambientes públicos e privados.

O texto dispensa o uso de máscaras no caso de pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, conforme declaração médica.

A decisão segue as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que aponta alguns cuidados que devem ser tomados na hora da decisão sobre a utilização do utensílio. Dentre eles: momentos de alta transmissibilidade do vírus; crianças que possuem contato direto com pessoas do grupo de risco e aquelas que possuem capacidade de utilizar o utensílio de forma adequada e segura.

- Continua após o anúncio -

A Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) aconselha que pais, responsáveis e toda comunidade escolar considerem os seguintes fatores ao tomar a decisão sobre o uso de máscaras em crianças:

● Se a criança tiver de 3 e 5 anos de idade, não sendo elegível para a vacina COVID-19;

● Se a criança estiver imunocomprometida e não tiver uma resposta imune protetora à vacina COVID-19 ou possuir uma doença de base que a coloque em alto risco de doença grave COVID-19;

● Se a criança ainda não estiver completamente imunizada com as duas doses da vacina;

● Se outros membros de sua família estiverem em maior risco de doença grave ou não estiverem imunizados;

● Se as crianças residem em um município ou região com transmissão “alta” de COVID-19, ou classificado como nível de Risco Alto, Grave ou Gravíssimo de acordo com a Matriz de Avaliação de Risco Potencial Regionalizada do Estado de SC;

● Se a criança possuir capacidade de manipular a máscara com cuidados;

● Se a criança tiver acesso a máscaras com higienização e substituição adequada;

● Se a criança a estiver sob supervisão de um adulto ou responsável para orientações de como colocar e tirar a máscara;

● O custo-benefício do impacto potencial do uso de máscara na aprendizagem e no desenvolvimento psicossocial;

● Interações específicas que a criança tem com outras pessoas que correm alto risco de desenvolver doenças graves, como idosos e pessoas com outras condições de saúde subjacentes.

Ainda conforme o documento, levando-se em consideração todos esses pontos, as crianças que desejam continuar usando máscaras de proteção em ambientes escolares devem ser apoiadas em sua decisão de fazê-lo, tanto pela família quanto pela comunidade escolar, mesmo que o seu uso não seja obrigatório.

Vacinação 

De acordo com o Art. 6º do Decreto Estadual n° 1.669 de 11/01/2022, a vacinação contra a Covid-19 é obrigatória para todos os trabalhadores da Educação (professores, segundos professores, auxiliares, equipe técnica, administrativa e pedagógica, funcionários da limpeza, da alimentação, de serviços gerais, do transporte escolar, trabalhadores terceirizados, estagiários e voluntários) que atuam na Educação Básica, na Educação Profissional, no Ensino Superior e afins das Redes de Ensino Públicas e Privadas do Estado, a partir da data em que a aplicação estiver disponível para o grupo prioritário e/ou a faixa etária, de acordo com o Calendário Estadual de Vacinação contra a Covid-19. Além disso, segue obrigatória para alunos maiores de 12 anos de idade.

Neste momento, o Estado reforça a importância da vacinação para o público infantil. Desde 14 de janeiro, às crianças com idade entre 5 e 11 anos já possuem a possibilidade de receber o imunizante. Neste período, 183.147 mil crianças foram vacinadas.

O Estado reforça que as medidas preventivas devem ser mantidas mesmo no momento de arrefecimento dos índices da pandemia. A flexibilização do uso de máscara para menores de 12 anos não altera as recomendações já existentes, sendo que o utensílio segue sendo indicado em ambientes fechados e também em ambientes abertos onde haja aglomeração.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp