OUÇA AO VIVO

InícioSAÚDESaiba como obter o Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19

Saiba como obter o Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19

Documento é uma das exigências que para participar de eventos


Foto: ClicRDC

O Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19 é um documento que comprova a imunização do cidadão contra a doença. O Ministério da Saúde disponibiliza, por meio do Conecte SUS Cidadão, a possibilidade de o cidadão visualizar, salvar e imprimir o seu certificado.

Com o retorno gradual dos eventos em Santa Catarina, a procura pelo documento se tornou ainda maior. Em Chapecó, no Oeste do Estado, a Vigilância Sanitária informou que as pessoas que desejam frequentar casas de shows, bares com happy hour, boates e similares, que possuírem o plano de contingência aprovado para liberar a pista de dança ou realizar eventos com mais de 500 pessoas, devem apresentar o comprovante de vacinação com as duas doses ou dose única. 

Ainda conforme a Vigilância Sanitária do  município, a imunização deve ter sido realizada com pelo menos 14 dias de antecedência, ou teste PCR realizado nas últimas 72 horas ou pesquisa de antígeno por swab realizado nas últimas 48 horas com resultado “negativo, não reagente ou não detectado”

- Continua após o anúncio -

As exigências estão contempladas na Portaria Estadual 1063/2021 e no Decreto Estadual 1486/2021.

Conecte SUS

1- Para ter acesso ao documento, o cidadão precisa baixar o aplicativo Conecte SUS ou acessar o site https://conectesus.saude.gov.br/home, realizar o cadastro usando CPF e e-mail (por meio da conta de acesso do Governo Federal).

2- Depois disso, procure o menu “Vacinas”, onde será possível checar o registro e detalhes das doses recebidas, incluindo dados como fabricante, lote, local e data de aplicação. 

3- Assim que o esquema vacinal estiver completo, o app/site do Conecte SUS irá disponibilizar o certificado de vacinação, que pode ser visualizado e baixado em arquivo PDF. 

As informações no Conecte SUS são enviadas por estados e municípios pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), podendo levar até 10 dias para constarem no site/app, de acordo com o Ministério da Saúde

De acordo com a Prefeitura de Chapecó também será aceita a carteira de vacinação com os comprovantes das duas doses ou dose única inclusos nela.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

123,931FansLike
45,000FollowersFollow
59,832FollowersFollow
6,620SubscribersSubscribe