OUÇA AO VIVO

InícioSAÚDEResultados iniciais de pesquisa apontam que 2,30% dos chapecoenses já tiveram contato...

Resultados iniciais de pesquisa apontam que 2,30% dos chapecoenses já tiveram contato com o coronavírus

Foto: Robson Valverde / SES

Uma pesquisa, que é realizada com o objetivo de identificar a porcentagem de chapecoenses que já tem anticorpos contra o coronavírus, realizou testes rápidos em 391 pessoas na primeira etapa. A informação foi divulgada pela Administração Municipal na manhã de quarta-feira (15).Os resultados iniciais apontam que 2,30% dos chapecoenses já tiveram contato com o coronavírus desde o início da pandemia – o que corresponde a probabilidade de 5.119 pessoas, com margem de erro de 5%.

A pesquisa é realizada pelos técnicos da saúde de Chapecó, em uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Chapecó e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Segundo a Prefeitura, a amostra foi calculada de acordo com a estimativa populacional para 2020 – que levou em consideração o último censo municipal do IBGE. Pessoas dos 26 Centros de Saúde da Família (CSF) de Chapecó foram sorteadas para integrar a testagem.

Ao todo, seis etapas do estudo serão realizadas. A primeira etapa foi finalizada no dia 8 de julho e envolveu os dois Ambulatórios de Campanha de Chapecó. A Administração Municipal informou que os participantes que foram sorteados para participar da pesquisa foram direcionados até os locais para o andamento da testagem.

- Continua após o anúncio -

Conforme a divulgação da Administração Municipal, a soroprevalência está concentrada nas faixas etárias entre 15 e 59 anos. A maior incidência foi verificada na faixa etária entre 50 e 59 anos.

A seleção para a pesquisa

As pessoas são selecionadas através de sorteio entre o banco de dados do SUS Municipal. O convite acontece através de ligação telefônica, feita por alunos e profissionais das instituições de ensino. O selecionado tem a opção de aceitar ou não o convite, e após, deve responder um questionário com dados sociais e o estado de saúde. Ao final, um horário para realizar o teste, de forma gratuita, será agendado. 

Os testes acontecem nos Ambulatórios de Campanha, localizados ao lado do Pronto Atendimento do bairro Efapi e no ginásio Ivo Silveira. A Administração Municipal informou que caso um participante agende horário e não compareça, o exame será oferecido para outros participantes que serão sorteados posteriormente.

O teste

Para a coleta do teste rápido, será realizada uma picada na ponta de um dedo para coletar uma gota de sangue. O resultado do teste fica pronto em até 15 minutos. A atividade de testagem  tem como intenção ampliar os serviços já ofertados, assim como, dar maior segurança para a tomada de decisões que envolvem o retorno de atividades cotidianas da população.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se