A Unimed Chapecó informou, na quarta-feira (24), que adotou um Protocolo de Emergência e Desastres devido a grande demanda de pacientes com Covid-19. A medida foi esclarecida pelos médicos da Unimed em coletiva de imprensa on-line nesta quinta-feira (25).
A partir de agora, pacientes podem buscar os dois Pronto Atendimentos para qualquer situação – inclusive, atendimento da Covid-19. Anteriormente, o atendimento de pacientes com sintomas respiratórios era realizado apenas em um dos espaços.
Segundo o diretor hospitalar da Unimed, Mario Goto, desde o início da pandemia há um comitê interno de crise do coronavírus no Hospital. “De acordo com o número de leitos necessários para atender, seja de UTI ou de enfermaria, a gente vai criando contingências”, disse.
O protocolo adotado, segundo o médico, é para catástrofes – como por exemplo, situações com múltiplas vítimas. Quando ele é acionado, significa que a Unimed ultrapassou as capacidades físicas e de pessoas para dar conta da situação. “Não tem mais como a Unimed Chapecó dar conta do que está a frente dela. Neste momento, há a necessidade de acionar várias esferas – Bombeiros, Polícia Militar…” detalhou.
A ansiedade dos pacientes e familiares, além do cansaço e medo do profissional que está na linha de frente, são situações mencionadas pelo médico. Segundo ele, o plano de contingência da Unimed faz com que o Hospital tenha um olhar sistêmico para a situação, para tentar proteger os profissionais, os doentes, para tentar fornecer a melhor assistência possível.
O Plano fica acionado enquanto a Unimed não tem condições para absorver os pacientes dentro da Instituição. “Assim que a situação voltar ao normal, nós vamos comunicar à população”, disse Mario Goto.