OUÇA AO VIVO

InícioSAÚDEParaná e Rio Grande do Sul terão testes para a nova vacina...

Paraná e Rio Grande do Sul terão testes para a nova vacina contra o Covid-19

Foto ilustrativa: Maurício Vieira / Secom

O Paraná, Rio Grande do Sul e outros dois centros terão testes com a vacina chinesa CoronaVac, que está em desenvolvimento para o combate da Covid-19 a partir de quarta-feira (30). A substância é da Sinovac, desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan, e começou a ser testada na terça-feira passada (21) no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo.

Os testes com a CoronaVac serão realizados em nove mil voluntários, de 12 centros de pesquisas, em seis estados brasileiros: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. A pesquisa clínica é coordenada pelo Instituto Butantan.

Os testes são realizados com profissionais da saúde que não tiveram a Covid-19, mas atuam com pacientes infectados. Para atender aos critérios, os profissionais não podem ter outras doenças e nem estar em fase de testes para outras vacinas. As voluntárias mulheres também não podem estar grávidas.

- Continua após o anúncio -

A vacina

No momento, a CoronaVac é uma das vacinas em fase mais adiantada de testes contra o novo coronavírus. Ela encontra-se na terceira etapa – que envolve a testagem em humanos. Mil voluntários da China já foram vacinados e o modelo experimental da vacina, aplicado em macacos, apresentou resultados expressivos em termos de resposta imune contra as proteínas do vírus.

A vacina é inativada, ou seja, contém apenas fragmentos do vírus, que não estão ativos.No teste, metade das pessoas receberão a vacina e metade receberá placebo, substância inócua. Os voluntários não serão informados do que devem receber.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se