quinta-feira, novembro 28, 2024
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Pacientes cardíacos de município do Oeste de SC viajam para consulta e retornam sem atendimento

Entenda o caso

Uma situação revoltante aconteceu em Água Doce, no Oeste de Santa Catarina, envolvendo atendimento médico. Cerca de 20 pacientes e dez acompanhantes da Secretaria de Saúde acordaram cedo para pegar o micro-ônibus e ir até a consulta médica com um cardiologista em Caçador nesta quinta-feira (17). Eles só não contavam que após duas horas de viagem, ao chegar no Hospital Maicê, não seriam atendidos, porque o médico não teria sido avisado das consultas.

De acordo com relato de pacientes que procuraram o portal Minha Água Doce, todos os pacientes abriram ficha na emergência, mas após duas horas esperando a possibilidade de um atendimento, foram informados que não havia um cardiologista no hospital e que a emergência seria apenas para casos de urgência. A confusão ocorre após a mudança das consultas que eram realizadas no Hospital São Paulo, em Xanxerê.

Na tarde deste sábado (19), a assessoria de imprensa da Prefeitura de Água Doce enviou uma nota, explicando os fatos e pedindo desculpas pelo ocorrido:

Em resposta ao questionamento quanto os pacientes que foram a Caçador esta semana, informamos que os usuários da cardiologia e hemodinâmica do meio oeste catarinense, (isto inclui o município de Água Doce) que, estavam sendo assistidos em Xanxerê, foram realocados para o Hospital Maicé de Caçador, devido problemas técnicos no equipamento de realizacão de procedimento e acompanhamento do profissional cardiologista.

Cabe informar que esta transferência foi uma determinação e orientação da regional de saúde. No dia que antecedeu o ocorrido, a secretária Josiane Zattera entrou em contato com a NIR- Maicé para verificar se estava tudo certo para o atendimento agendado, justamente para evitar possíveis transtornos aos pacientes de Água Doce, pois conforme contato com secretários da região, esta situação já havia ocorrido com municípios vizinhos, porém não obteve retorno.

Outro ponto importante é que a agenda quem define é a própria regulação. As consultas estavam agendadas, e a responsabilidade da secretaria de saúde é viabilizar o transporte a estes pacientes, fazendo com que cheguem no horário previamente agendados, sem atrasos!

Conforme documento encaminhado por responsável do NIR- de Xanxerê, os prontuários seriam encaminhados ao maicé conforme solicitação do próprio Maicê, o qual já possui domínio de agenda.

Diante do fato, a secretária de saúde lamenta o transtorno causado aos usuários e informa que já entrou em contato com o hospital maicé caçador, solicitando resposta e reparação dos danos causados aos pacientes. A PASTA ainda informou a regional de saúde sobre o fato e aguarda retorno de ambos.

Prefeitura de Água Doce
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