Outubro Rosa: Rede Feminina realiza ações contra o câncer em Chapecó - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Outubro Rosa: Rede Feminina realiza ações contra o câncer em Chapecó

O doutor Felipe Roisenberg explica em vídeo sobre o câncer de mama

Nesta terça-feira (03), a reportagem do ClicRDC conversou com a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama de Chapecó (SC) Rita Orlandi. Ela explicou o significado e a importância do mês para o combate ao câncer de mama e ainda falou das ações da instituição.

Rita explicou para o ClicRDC que o movimento contra o câncer de mama iniciou no ano de 1990 em Nova Iorque e tinha o nome de ‘’corrida pela cura’’. Na época, o evento acontecia sem que houvessem instituições públicas ou privadas envolvidas. No Brasil, a primeira ação contra o câncer foi realizada em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo.

Durante o mês de outubro, a campanha rosa tem como meta mobilizar as pessoas para realizarem exames de prevenção ao câncer e voltar as atenções para a saúde da mama. Em Chapecó (SC), a Rede Feminina de Combate ao Câncer é uma instituição que realiza exames de diagnósticos do câncer de mama, e também orientar as mulheres sobre os cuidados que devem ter com sua saúde.

No Outubro Rosa a Rede Feminina realiza diversos eventos focados na prevenção e ajuda para as pessoas que tem câncer. Sobre os eventos, Rita falou: ‘’O Outubro Rosa é o mês forte da campanha, por isso nós vamos fazer um mutirão de preventivo ao câncer, aqui na Rede Feminina no dia 19/10, das 8h às 11h30 e 13h as 16h30.’’

Dados da doença

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres brasileiras. Ainda segundo o Instituto, a cada 10 casos, três estão relacionados ao estilo de vida que as pessoas levam. Hábitos como tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo, obesidade e a exposição excessiva ao sol.

O doutor e colunista do ClicRDC Felipe Roisenberg explicou, em um episódio do seu quadro Drops de Saúde, sobre câncer de mama e as formas de diagnosticá-lo com mais eficiência e rapidez.