OUÇA AO VIVO

InícioSAÚDENova técnica de combate ao câncer salva a vida de paciente em...

Nova técnica de combate ao câncer salva a vida de paciente em estado terminal

Foto: Divulgação/Hemocentro de Ribeirão Preto

Informações: Estado de Minas

Uma conquista histórica na medicina é destaque em todo Brasil nesta segunda-feira (14). O mineiro Vamberto Luiz de Castro de 63 anos, é o primeiro paciente da América Latina a receber tratamento contra o câncer por meio das células T do sistema imunológico, pela terapia conhecida como CART-Cell. O homem estava em estado terminal de um câncer que tomou todo o corpo e não respodia mais a nenhum tratamento convencional.

Segundo o site Estado de Minas Vamberto deu entrada no início de setembro no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP), o homem tinha muitas dores, perda de peso e dificuldades para andar. O estágio do câncer que Vamberto tratava em seu sistema linfático era considerado grave, tendo inclusive se espalhado para os ossos. Ele tinha uma dor intratável e todo dia dependia de morfina.

- Continua após o anúncio -

Antes da internação em São Paulo o aposentado tinha sido tratado com radioterapia e quimioterapia, porém não obteve progressos no vombate a doença. Então após não ter mais métodos de cura, os médicos incluíram o paciente em um projeto de pesquisa e testaram em Vamberto aa nova terapia contra o câncer.

Os médicos ainda não falam em cura, já que o diagnóstico final só pode ser dado após um período de acompanhamento. Porém com isso, os pesquisadores do projeto CART-Cell desenvolveram um procedimento de aplicação da técnica. O método consiste na manipulação de células T do sistema imunológico para que elas possam combater as células causadoras do câncer.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se