Nono caso de coronavírus é confirmado no Brasil

O caso, registrado na Bahia, foi comunicado na manhã de sexta-feira

Foto: Secretária da Saúde SP/Twitter

O nono caso de coronavírus em território brasileiro foi confirmado na manhã de sexta-feira (6), pela Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (Sesab). Este foi o primeiro caso registrado no Estado. A paciente, de acordo com a Secretaria, é uma mulher, de 34 anos, que mora no município de Feira de Santana e retornou da Itália no dia 25 de fevereiro. 

De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, a paciente contaminou-se na Europa e manifestou sintomas após retornar ao Brasil. “Todas as medidas de contenção para garantir que não houve a contaminação de outras pessoas foram e estão sendo tomadas pela vigilância estadual, municipal e Núcleo Regional de Saúde Leste”, disse. 

O primeiro atendimento e as amostras foram coletadas em um hospital particular da capital baiana, sendo enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que é a referência nacional do Ministério da Saúde. O resultado laboratorial que confirmou o diagnóstico foi concluído hoje.

A paciente está em casa com orientação de permanecer em isolamento, com todas as medidas de precaução de contato e respiratório adotadas. O monitoramento é realizado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com a vigilância municipal de Feira de Santana.


No Brasil

Outros oito casos foram confirmados no Brasil – um no Rio de Janeiro, no município de Barra Mansa, um no Espírito Santo e seis em São Paulo. O Ministério da Saúde analisa mais um provável caso no Distrito Federal. O país monitora 636 suspeitos e já descartou 378.