O bairro Passo dos Fortes, em Chapecó (SC), recebe nesta manhã de sábado uma grande mobilização para combater a dengue. Cerca de 60 Agentes Comunitários de Endemias, em parceria com aproximadamente 60 acadêmicos da Unochapecó, se unem em um mutirão para intensificar as ações de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Objetivos claros
Das 7h30 às 11h30, os profissionais e estudantes estarão focados em identificar e eliminar possíveis focos do mosquito. A atividade vai além da conscientização da população: há um roteiro de visitas para tratamento e vedação de depósitos elevados, como caixas d’água e outros recipientes que possam acumular água parada. Também está previsto um atendimento especial para denúncias de locais com potenciais criadouros.
O mutirão tem um objetivo claro: evitar a proliferação do mosquito e, consequentemente, a transmissão da dengue, especialmente em um período propício para a reprodução do Aedes aegypti devido às chuvas e ao clima mais quente.
Conscientização e prevenção
Além das ações práticas de identificação e eliminação de criadouros, a presença dos acadêmicos da Unochapecó fortalece o caráter educativo do mutirão. Eles estarão responsáveis por dialogar com a comunidade, informando sobre os perigos da doença e orientando sobre as melhores práticas de prevenção.
A união de forças entre os Agentes Comunitários de Endemias e os acadêmicos da universidade representa um esforço conjunto para conter um problema de saúde pública que, todos os anos, preocupa diversas cidades brasileiras.
A importância da participação da comunidade
A eficácia de ações como essa depende em grande medida da colaboração da população. Por isso, os organizadores do mutirão enfatizam a importância da recepção dos agentes e acadêmicos nas residências, bem como a atenção às orientações fornecidas.
Chapecó tem se mostrado proativa em relação ao combate à dengue, e a realização deste mutirão no bairro Passo dos Fortes é mais um passo na direção certa para garantir a saúde e bem-estar da comunidade.