OUÇA AO VIVO

InícioSAÚDEMunicípio gaúcho determina ‘lockdown’

Município gaúcho determina ‘lockdown’

Foto: Divulgação/Prefeitura de Alegrete

O município de Alegrete, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul determinou o fechamento total das atividades comerciais e serviços, devido a pandemia do novo coronavírus. Segundo o Decreto Nº 514, de 24 de julho de 2020, o ‘lockdown’ teve início às 21h30 da sexta-feira (24) e irá até às 6h da segunda-feira (27).

Conforme o decreto, apenas algumas atividades podem funcionar durante o ‘lockdown’:

– Farmácias;

- Continua após o anúncio -

– Postos de combustíveis, exclusivamente com a venda de combustível;

– Hospital Santa Casa de Caridade, UPA e laboratórios;

– Distribuidoras e revendedoras de gás;

– Clínicas médicas;

– Clínicas veterinárias e pet shops, exclusivamente para atendimento de emergências e serviço de tele entrega de medicamento e ração;

– Serviços de autoatendimento bancários (caixa eletrônicos);

– Serviços funerários;

– Hotéis;

– Restaurantes, comércio/serviços de viandas e lanchonetes, que deverão funcionar apenas com serviço de tele entregas;

– Serviços de transporte por táxi e aplicativos;

– Serviços públicos de água, luz, telefonia e serviços de manutenção de internet;

– Serviços públicos e privados de segurança e monitoramento.

O decreto levou em conta três pontos em especial para o ‘lockdown’ no município:

– Ele considerou que mesmo com todas as medidas preventivas e de conscientização para as regras do protocolo de distanciamento controlado, ainda existia uma grande resistência de parte da população na obediência da legislação vigente;

– O decreto considerou o aumento expressivo no número de casos de infectados pela Covid-19 em Alegrete nos últimos dias e a elevação substancial no número de internados na UTI Covid, com a marca de 80% de sua ocupação e 100% de ocupação da ala de internação clínica da Covid-19.

– O decreto levou em conta a necessidade de adoção de medidas mais restritivas, para um caráter pedagógico, que serve como alerta sobre a gravidade do momento. Ele visou a diminuição da circulação de pessoas no final de semana. A suspensão pretende reduzir o máximo ao máximo as atividades e serviços em funcionamento, para que a maior parte da população  mantenha de forma efetiva o distanciamento  e isolamento social.


Confira a situação epidemiológica de Alegrete


Foto: Divulgação/Prefeitura de Alegrete

Fiscalização integrada atendeu poucas denúncias na primeira noite do ‘lockdown’

A Prefeitura de Alegrete, através da Fiscalização Integrada realizou poucas autuações na noite desta sexta-feira (24) data em que entrou em vigor o Decreto Municipal n° 514. As equipes relataram que a população demonstrou estar mais consciente em relação à contaminação do Coronavírus.

Foram realizadas vistorias na maioria dos bairros e centro da cidade, local em que houve maior índice de denúncias por parte da população. Poucas foram as autuações realizadas. As diligências deste turno contaram com a participação da Polícia Civil e Guarda Municipal, a Brigada Militar realizou patrulhamento ostensivo nos bairros em que a fiscalização atuou.


Foto: Divulgação/Prefeitura de Alegrete

Fiscalização atendeu várias denúncias e autuou quem descumpria o decreto no sábado

O sábado foi de intenso trabalho para a Fiscalização Integrada que recebeu um número considerável de denúncias de descumprimento do Decreto Municipal n° 514. Conforme a prefeitura de Alegrete, alguns estabelecimentos que estavam atendendo o público foram autuados, dentre eles, bares, restaurantes, armazéns, uma padaria e uma borracharia. Os fiscais ainda atenderam denúncias de aglomerações, festas e cultos, a maioria improcedente.

Com apoio da Guarda Municipal, Polícia Civil e Brigada Militar, a fiscalização realizou patrulhamento em vários bairros, praças, parques e no centro. No bairro Piola houve autuação por aglomeração. Nos bairros Vera Cruz, Vila Nova e Centro, pessoas foram autuadas por estarem circulando sem máscara.



Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se