
O prefeito de Maravilha, no Oeste de Santa Catarina, Sandro Donati, decretou situação de emergência no município na última segunda-feira (15) e reuniu a equipe de saúde para novas ações de combate à dengue. Conforme a Administração Municipal, um centro de atendimento e observação para pacientes com sintomas ou positivos para dengue vai funcionar na rua 15 de Novembro, em frente à Câmara de Vereadores. A UBS do Bairro Floresta também vai atuar exclusivamente no atendimento a esses pacientes. Os horários são das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
A Sala de vacinas, dentista e ultrassom seguem com atendimento no centro especializado em saúde ao lado da prefeitura. Especialidades como ginecologia, pediatria, atendimento Covid-19 e outras comorbidades na UBS Marciany Zatt Lisboa no loteamento Nosso Sonho. As UBS dos bairros Bela Vista e Estrela ficam fechadas temporariamente para o remanejamento da equipe médica que vai atender nos centros para pacientes com dengue.
Nesta quarta-feira (16) uma equipe de detentos da unidade prisional fez a limpeza de terrenos baldios e no próximo sábado (20), a equipe de agentes de combate às endemias com o apoio de diversas entidades farão mais um mutirão de limpeza e conscientização pelo Centro de Maravilha.
O prefeito Sandro Donati e a secretária de Saúde Miriane Sartori destacaram que as ações são importantes para atender pacientes já contaminados e para evitar a proliferação do mosquito mas apelaram para que toda a população se engaje no combate ao Aedes limpando seus pátios, terrenos, observando as condições de caixas d’ água e cisternas além de não esquecer do uso de repelente.