
Na tarde desta terça-feira (9/12), foi realizado em Chapecó o ato de entrega da ambientação da Sala de Acolhimento da Radioterapia, no Setor de Oncologia do Hospital Regional do Oeste (HRO). Equipado com mobiliários e equipamentos, o espaço poderá proporcionar maior conforto e cuidado humanizado para 1,5 mil pacientes em tratamento oncológico e seus familiares. A ação de melhoria do espaço contou com recursos destinados pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Por meio da 8ª Promotoria de Justiça de Chapecó, o MPSC destinou cerca de R$ 138 mil, ao longo de quase um ano, entre dezembro passado e novembro.
O Procurador de Justiça Julio André Locatelli e os Promotores de Justiça Cristiane Weimer, Fabiano David Baldissarelli e Rafael Alberto da Silva Moser representaram o MPSC na solenidade, que reuniu também autoridades da gestão hospitalar, membros do Poder Judiciário e representantes de entidades parceiras da iniciativa. Ainda no ano passado, o Rotary Club de Chapecó Sul Centenário e o Rotary Club Chapecó Centro encaminharam ao MPSC um projeto com finalidade social, com o objetivo de equipar o local, solicitando a destinação de recursos para a aquisição de mobiliários, eletrodomésticos e bens.
Em dezembro de 2024, a instauração de processo administrativo pelo então Promotor de Justiça Julio André Locatelli possibilitou a implementação do projeto. O montante de R$ 138 mil foi arrecadado até novembro e encaminhado por meio de acordos de transação penal e suspensão condicional de processo propostos pela 8ª Promotoria de Justiça de Chapecó no âmbito do Juizado Especial Criminal da comarca. O Poder Judiciário catarinense também contribuiu na iniciativa.
“Os recursos que hoje inauguram esta sala nasceram de infrações penais – resultado do erro, do prejuízo e da dor. Mas a justiça tem a força de transformar. Aquilo que um dia representou o infortúnio de vítimas e o desvio de alguns, hoje renasce em cuidado, esperança e vida. Como Promotor de Justiça e rotariano, celebro este instante que prova que o bem pode – e deve – florescer até mesmo dos erros humanos. Que esta sala seja um lembrete de que a sociedade se reconstrói quando convertemos a falha em reparação e a dor em serviço ao próximo”, ressaltou o Promotor de Justiça Fabiano David Baldissarelli.
Titular da 8ª Promotoria de Justiça de Chapecó, que encaminhou o recurso, o Promotor de Justiça Rafael Alberto da Silva Moser destacou a sua experiência pessoal no período em que o seu pai, o Procurador de Justiça Dálcio Moser, enfrentou a rotina de tratamento contra o câncer, há mais de 15 anos. Ele reforçou a importância do acolhimento dos familiares e da oferta de um cuidado humanizado.
“Sei o quanto esse espaço fará a diferença, trazendo dignidade e honra para as famílias que passam por esse momento sensível. O Ministério Público tem orgulho de atuar como parceiro de iniciativas que implicam no bem-estar e na melhora da vida da população. Como falava o meu falecido pai: ‘É bom ser importante, mas é mais importante ser bom’”, refletiu o Promotor de Justiça Rafael Alberto da Silva Moser.
A área de abrangência do Hospital é de 130 municípios, que somados reúnem 1,5 milhão de catarinenses. Mensalmente, o setor de Oncologia do HRO realiza em média cinco mil atendimentos, contemplando cerca de 1,5 mil pacientes. “Algumas vezes esses pacientes, devido a demandas das unidades de saúde dos seus municípios, precisam aguardar horas até o horário da sua sessão, da sua consulta. A Sala de Acolhimento equipada com mobiliário adequado vem para oferecer um ambiente de descanso, de cuidado e de conforto, o que é uma parte essencial do tratamento”, define Cláudia Baumbach, enfermeira na instituição há 20 anos, sendo 18 somente na Oncologia.
Em 2021, foi iniciada a construção da Sala de Acolhimento da Radioterapia. A obra foi concluída em 2023. A sala leva o nome de Rogério Getúlio Delatorre, em homenagem ao ex-presidente da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, entidade que administra o HRO. Com a conclusão da aquisição de bens e mobiliários, a partir de segunda-feira (15/12), o espaço passará a atender os pacientes e familiares.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC




