OUÇA AO VIVO

InícioSAÚDEMédico do Piauí diz ter esvaziado UTI de hospital após tratamento com...

Médico do Piauí diz ter esvaziado UTI de hospital após tratamento com hidroxicloroquina

Informações: Jovem Pan

Casal recuperado da Covid-19 deu alta em Floriano, no Piauí
Foto:Reprodução/Jovem Pan

O médico do Piauí, Sabas Vieira, informou através de um vídeo publicado em rede social que os médicos do Hospital Regional Tibério Nunes, localizado em Floriano, no interior do Estado, conseguiram uma melhora significativa no quadro dos pacientes com Covid-19 após o uso da hidroxicloroquina.

Ainda conforme o médico, cinco pacientes já foram recuperados na instituição com o protocolo, que usa hidroxicloroquina e azitromicina no tratamento. Para montar o protocolo, os médicos contaram com a orientação da médica Marina Bucar Barjud, linha de frente no combate à doença no Hospital HM Puerta del Sur, em Madrid, na Espanha.

- Continua após o anúncio -

O médico esclareceque não há necessidade de a população adquirir os medicamentos, que só poderão ser administrados a partir do diagnóstico positivo para Covid-19.

Vieira explica que o tratamento pode ser aplicado em pacientes com duas fases: na primeira, chamada de “reaplicação viral”, quando o paciente tem febre, dor de garganta, falta de olfato ou paladar, o tratamento deve ser feito a partir do segundo dia de sintomas; e na segunda, que se chama fase “inflamatória”, a partir do sétimo dia de sintomas, deve ser feito com corticoterapia para evitar a terapia intensiva.

“Temos, portanto, duas janelas de oportunidade. O doutor Justino, do hospital de Floriano, já nos relatou cinco casos tratados com sucesso que não precisaram ir para UTI. Estamos treinando esses médicos para nos capacitarmos a fazer essa prescrição de forma adequada.”

Ainda segundo ele, não há uma evidência sólida, mas o protocolo gerou uma mudança brutal na taxa de mortalidade.“Não temos evidência sólida dessa conduta, mas houve uma mudança brutal na taxa de mortalidade e queremos essa experiência no Piauí. É uma medicação segura, utilizada há muitos anos. Tivemos a taxa de mortalidade muito baixa. Com sintomas em até 48 horas, procure rapidamente o serviço de saúde para avaliação médica, não é para ninguém estocar esse medicamento. O médico vai fazer o diagnostico e tratamento adequado”, ressalta.

Pacientes curados da Covid-19 em Floriano

Em todo o estado do Piauí, de acordo com os últimos dados do boletim da secretária de Saúde, há atualmente 1.332 casos de Covid-19, 45 mortes e 236 altas médicas.

Em Floriano, no domingo (10), havia 17 pacientes confirmados com Covid-19, oito recuperados e nenhum óbito. A cidade tem cerca de 57 mil habitantes.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se