
Santa Catarina contabiliza doze regiões classificadas em estado grave em relação ao novo coronavírus, de acordo com os dados da Matriz de Avaliação de Risco Potencial para Covid-19, atualizada nesta quinta-feira (8). Em relação ao levantamento da semana passada, a única alteração foi na região da Foz do Rio Itajaí, que passou do patamar alto para grave (cor laranja) no mapa. Em Chapecó a situação é classificada como risco alto (cor amarela). No Oeste catarinense, além de Chapecó, a região de Xanxerê é classificada como risco alto.
Cores e riscos
Cor vermelha – risco considerado gravíssimo
Cor laranja- risco considerado grave
Cor amarela – risco considerado alto
Cor azul – risco considerado moderado
A ferramenta ainda emitiu dois alertas: um para as regiões Carbonífera, Extremo Sul e Laguna, onde a mortalidade por Covid-19 na semana ultrapassou 2 /100 mil habitantes e os dados apontam que a pandemia continua em expansão. Já nas regiões da Grande Florianópolis e Alto Uruguai Catarinense, o alerta foi para o quesito transmissibilidade. Nestas localidades, houve um aumento do número de casos ativos em relação à semana anterior.
Atualizações na ferramenta
A Avaliação do Risco Potencial passou por atualização diante do novo momento da pandemia, propondo um foco maior na atenção primária e fortalecendo as ferramentas de acompanhamento para detecção do comportamento do novo coronavírus no estado.
A matriz de risco potencial das regiões foi atualizada durante a semana no site www.coronavirus.sc.gov.br e os dados foram divulgados preliminarmente aos municípios catarinenses.







